Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Personagem

Amor proibido e desavenças familiares: a intensa vida pessoal de Selena Quintanilla

Ao longo de sua carreira, a cantora latina enfrentou diversos obstáculos por conta das cobranças impostas pelo seu pai

Victória Gearini Publicado em 05/06/2020, às 10h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cantora latina Selena Quintanilla - Wikimedia Commons
Cantora latina Selena Quintanilla - Wikimedia Commons

Selena Quintanilla foi uma grande cantora latina, que conquistou o mundo com suas belas canções e com seu carisma. Com um futuro promissor, a artista sempre contou com o apoio de seus pais para atingir seus sonhos. No entanto, ao longo de sua carreira, a estrela enfrentou alguns contratempos. 

Início da carreira 

Nascida em 16 de abril de 1971, em Lake Jackson, Selena era a filha caçula de Abraham Quintanilla Júnior e Marcella Samora Quintanilla, um casal imigrante mexicano. A artista cresceu em um lar humilde, e desde cedo demonstrou interesse pela música, motivo pelo o qual seu pai investiu em sua carreira musical.

Aos 8 anos, Selena ganhou de seu pai uma bateria, um microfone e uma guitarra. A partir disso, Abraham fundou a banda Selena y Los Dinos, composta pela caçula e pelo seu irmão mais velho, Abraham Quintanilla II, e Suzette, sua irmã do meio. Ainda na infância passaram a tocar no recém inaugurado restaurante da família, chamado Papagayo's.

No entanto, em decorrência de uma crise financeira no país, a família Quintanilla foi a falência, sendo obrigada a fechar as portas do estabelecimento. Logo depois, mudaram-se para a casa do tio de Selena, na cidade de Corpus Christi. 

Estrela da música latina Selena Quintanilla / Crédito: Getty Images

Com o passar do tempo, a banda composta por Selena e seus irmãos começou a crescer, motivo pelo o qual a jovem foi retirada da escola quando estava na oitava série. Sua professora Marilyn Greer desaprovou a atitude do pai, acionando o conselho tutelar. No entanto, as denúncias não deram em nada e Selena voltou a estudar. 

Outros professores demonstraram preocupação, pois constantemente Selena aparecia com a aparência abatida nas aulas, mas novamente nada foi feito. Aos 17 anos, a estrela se formou na American School of Correspondence, em Chicago, e logo em seguida se matriculou na Pacific Western University, o que lhe permitiu assumir a administração das empresas familiares. 

Paixão avassaladora e secreta 

Conforme a sua fama e sucesso cresciam, seu pai, e também empresário, proibiu que Selena tivesse relacionamentos amorosos. No entanto, quando contratou o guitarrista Chris Peréz, sua filha e o novo integrante da banda viveram uma paixão avassaladora.

Em 1989, o guitarrista principal, Roger Garcia, pediu demissão, pois queria dedicar-se a sua família. Chris Peréz foi contratado no lugar, e em seu primeiro dia de trabalho, ajudou Selena a compor uma música para uma campanha da Coca-Cola que a banda estava participando.

Banda Selena Y Los Dinos / Crédito: Divulgação

Naquele mesmo ano, os integrantes da banda decidiram tirar férias em Acapulco, no México, para comemorar o contrato milionário com a maior marca de refrigerantes do mundo. Durante a viagem, Chris Peréz e Selena se aproximaram e perceberam que estavam apaixonados, enquanto caminhavam pela praia. 

Ao voltar para casa, o casal decidiu parar em uma das franquias no Pizza Hut, onde declararam o amor pelo outro. Embora estivessem apaixonados, tiveram que manter o relacionamento em segredo, pois o Sr. Quintanilla desaprovava qualquer relacionamento de sua filha, forçando-a a se comprometer somente com a música.

No entanto, o segredo durou pouco, pois um dia o Sr. Quintanilla flagrou o casal trocando carícias. Imediatamente Peréz foi expulso da banda e Selena ficou devastada, até que, no dia 2 de abril de 1992, a cantora apareceu na casa do amado afirmando que não poderia viver sem ele. Naquele mesmo dia, o casal teve a ideia de se casar para enfrentar a proibição do patriarca. 

Casamento interrompido e trágico fim

Eles se casaram no Condado de Nueces, no Texas, em uma pequena e discreta cerimônia. A princípio, o intuito de Selena era contar ao pai sobre a união, mas os veículos da imprensa anteciparam a revelação ao Sr. Quintanilla. Embora furioso, com o passar do tempo, o patriarca passou a aceitar a relação e voltou a ter contato com a filha. 

 Selena Quintanilla ao lado de Chris Peréz / Crédito: Divulgação / Instagram

Tudo parecia ir bem, até que em 31 de março de 1995, Yolanda Saldívar, sócia e amiga da família Quintanilha, matou Selena a sangue frio. Segundo o depoimento da assassina, ela teria sentido ciúmes e inveja da carreira promissora da artista.

Embora Chris tenha se casado novamente, ele afirmou nunca ter esquecido a sua primeira paixão. Em 2004, o músico lançou um álbum em que dedicou as regravações e músicas, até então inéditas, em memória de Selena. 

Ainda hoje, Selena é considerada uma rainha da música texana, sendo vista como uma das maiores e mais representativas cantoras da música latina e tendo vendido mais de 80 milhões de discos em todo o mundo. Tal fato a tornou uma das artistas femininas com mais discos vendidos na história, a eternizando, ainda, como símbolo da cultura latina.


+Saiba mais sobre Selena Quintanilla por meio dos livros disponíveis na Amazon:

Selena's Secret: The Revealing Story Behind Her Tragic Death (Edição Inglês), de María Celeste Arrarás (2015) - https://amzn.to/2PgcVz8

She Killed Selena (Edição Inglês), de Amy Delaney - https://amzn.to/2Ux7EFB

Para Selena, Con Amor (Edição Espanhol), de Chris Perez (2012) - https://amzn.to/2MHPPQn

From Santa Anna to Selena: Notable Mexicanos and Tejanos in Texas History Since 1821 (Edição Inglês), de Harriett Denise Joseph (2018) - https://amzn.to/32GSMpZ

Selena Quintanilla-Pérez (Edição Inglês), de Katlin Sarantou (2020) - https://amzn.to/2UQsmiH

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W