Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Mistério solucionado: o destino do cadáver de Anastasia Romanov

Ao longo das décadas, surgiram teorias de que a grã-duquesa teria sobrevivido ao massacre da família imperial russa — mas em 2008 a história chegou ao fim

Paola Churchill Publicado em 28/05/2020, às 14h05 - Atualizado em 04/05/2021, às 17h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Boissonnas et Eggler / Wikimedia Commons
Boissonnas et Eggler / Wikimedia Commons

Na fatídica madrugada do dia 17 de julho de 1918, a família imperial russa foi surpreendida por soldados bolcheviques. Na ocasião, os Romanovs foram acordados de forma abrupta e inesperada.

Na ocasião, os membros da dinastia russa foram levados aos gritos para o porão da casa que estavam na cidade de Yekaterimburgo. A mando do comandante Yakov Yurovsky, o Czar Nicolau II, sua esposa, filhos e funcionários foram brutalmente assassinados pelas tropas bolcheviques. 

Ao longo dos anos, diversas teorias conspiratórias surgiram em torno da morte da família Romanov, entre elas de que uma das filhas do czar, Anastasia, de 17 anos, teria conseguido sobreviver ao brutal ataque.

A princesa

Lendas, filmes e animações foram feitos contando a história da jovem que poderia ter sobrevivido à chacina. Todos ficavam fascinados pela história da suposta princesa que se livrou da execução. 

Anastasia Romanov na Finlândia, por volta de 1908 / Crédito: Dominío Público

A teoria começou a circular quando guardas que confirmaram o massacre disseram que as filhas do casal não morreram com os tiros: as balas ricochetearam e foi necessário usar baionetas para conseguir exterminá-las. Outra informação que sustentou a teoria foi o fato de que, no local de desova dos restos de seus familiares, faltava o corpo de Alexei e de mais uma menina. 

A sósia 

Em 1920, uma jovem pulou de uma ponte em Berlim. No entanto, tentativa de suicídio foi em vão e ela conseguiu ser resgatada. Sua origem era incerta e ela nunca falava sobre seu passado. A única coisa que sabiam sobre ela e que ela era russa, por causa do seu forte sotaque. 

Após algum tempo, a mulher, que ficou conhecida como Anna Anderson, afirmou que na verdade era a Romanov perdida, causando uma verdadeira polêmica na época.

Anna afirmava que viu toda sua família sendo morta e sabia que o fim estava próximo, mas, parecia que o destino sorriu para ela quando um soldado teve piedade de sua alma e a ajudou a fugir. 

A família Romanov em imagem colorizada / Crédito: Divulgação / Klimbim

A suposta herdeira então começou a ter sua história contada e conseguiu enganar diversas pessoas com sua mirabolante narrativa. Muitos passaram a duvidar se a história era verdadeira. Em entrevista dada no ano de 1970, ela afirmou: “Você pode realmente provar para mim quem você é? Você pode acreditar ou não acreditar. Não importa”.

Quando morreu, em 1984, exames de DNA foram feitos e mostraram que a Anna não tinha nenhum parentesco com os Romanov, mas provavelmente uma operária polonesa chamada Franziska Schanzkowski.

Foi só em 2008, que o mistério de Anastasia chegou ao fim. Cientistas russos desenterraram a ossada de um jovem e uma menina na cidade de Yekaterimburgo.  Após análises de DNA, confirmaram que aqueles eram os restos de Alexei e de uma das filhas do Czar. Acontece que a Anastasia e Maria morreram com idades próximas, assim o exame foi capaz de apontar que o resto mortal ali seria tanto da personagem tema da matéria, quanto da ou de sua irmã. Fato, é que a jovem não sobreviveu ao massacre.

+Saiba mais sobre o tema por meio dos livros disponíveis na Amazon:

História Concisa da Revolução Russa, de Richard Pipes (2008) - https://amzn.to/2soj2rQ

História da Guerra Civil Russa  —  1917-1922, de Jean-Jacques Marie (2017) - https://amzn.to/2OLBUIM

A Revolução Russa, de Sheila Fitzpatrick (2017) - https://amzn.to/2OqKBJD

Os Románov, de Simon Sebag Montefiore (2016) - https://amzn.to/2KotJjE

Os Romanov: O fim da dinastia, de Robert K. Massie (2017) - https://amzn.to/2KvLNs9

As irmãs Romanov, de Helen Rappaport (2016) - https://amzn.to/2VqWTFk

Romanov (Edição Inglês), de Nadine Brandes (2019) - https://amzn.to/3eChu13

O último tsar: Nicolau II, a Revolução Russa e o fim da Dinastia Romanov, de Robert Service (2018) - https://amzn.to/2RYSYO1

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W