Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Açougueiro de Rostov

Açougueiro de Rostov: Há exatos 32 anos, Andrei Romanovich Chikatilo era preso

Um dos serial killers mais prolíficos da antiga União Soviética, Chikatilo foi responsável por 56 assassinatos

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 16/11/2019, às 09h00 - Atualizado em 20/11/2022, às 00h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Na imagem, Andrei Romanovich Chikatilo o sanguinário da União Soviética - Reprodução
Na imagem, Andrei Romanovich Chikatilo o sanguinário da União Soviética - Reprodução

Durante os anos de 1930, a Ucrânia era um dos maiores celeiros da União Soviética. A entrada da URSS na Segunda Guerra, somada as políticas agrárias adotadas por Joseph Stalin, fizeram com que grande parte da população passasse por um período de grande pobreza.

A fome e a miséria dizimaram milhares de pessoas no país — inclusive, muitas delas recorreram ao canibalismo para sobreviver. Foi nesse cenário caótico que, em 1936, nasceu Andrei Romanovich Chikatilo, na vila de Yabluchnoye.

Responsável pelo assassinato de 56 pessoas, Andrei Romanovich Chikatilo, também conhecido como o 'Açougueiro de Rostov', foi preso em 20 de novembro de 1990, há exatos 32 anos

Uma infância difícil

A escassez e a violência marcaram a infância de Andrei Romanovich Chikatilo. Sua mãe lhe contava constantes histórias sobre seu irmão mais velho que havia sido sequestrado e comido por vizinhos. As intempéries da família de Chikatilo eram tão grandes que ele só comeu pão, pela primeira vez, aos 12 anos.

Além das extremas dificuldades, muitos acreditam que Andrei tenha sofrido de hidrocefalia (água no cérebro) quando nasceu. O que lhe acarretou diversos problemas genitais e do trato urinário, o que explicaria sua impotência sexual.

Sua disfunção erétil resultou em bullying por parte de seus amigos. O trauma fez com que o jovem tivesse frustrantes tentativas sexuais com garotas. Diante do fracasso, ele acabou se dedicando aos estudos e a leitura.

As primeiras vítimas

Chikatilo se tornou um homem muito culto para o seu tempo, o que o aproximou do Partido Comunista. Aos 34 anos, virou professor do ensino médio. Porém, suas seguidas acusações de assédio infantil o fizeram mudar constantemente de escola até, finalmente, se instalar na instituição de Shakhty.

A cidade se tornaria ponto de partida para seus crimes em série. A primeira de suas vítimas foi uma garota de 9 anos, que ele capturou em um ponto de ônibus local. O corpo da jovem foi mutilado e seus restos mortais abandonados numa floresta.

Trabalhando para o governo, suas viagens passaram a ser constantes, o que alavancou a possibilidade de vitimar mais pessoas. Seus alvos preferidos eram crianças e prostitutas.

O roteiro de assassinatos também era o mesmo: encontrava suas vítimas em pontos de ônibus e as mutilava em uma floresta abandonada. O caso de canibalismo em sua família parece o ter motivado, visto que a maioria dos corpos tinha os olhos perfurados e pedaços arrancados por mordidas.

Apesar das diversas semelhanças entre os crimes, o Partido Comunista negava veementemente a possibilidade de que um assassino em série existisse em seu estado.

Em dois anos, a polícia achou 23 corpos e, à medida que a contagem de vítimas aumentava, os sovietes colocaram o orgulho de parte — sem antes levantarem rumores de planos conspiratórios estrangeiros ou até mesmo de ataques de lobisomens.

A prisão e a morte

Em 1983, Mikhail Fetisov, detetive de Moscou, assumiu o controle das investigações. Em uma operação para capturar o criminoso, a polícia espalhou agentes disfarçados em estações de trem.

Em uma delas, encontraram o homem saindo da floresta com marcas de sangue em seu rosto e com cortes de faca na mão. Ele foi fichado e liberado por falta de provas, mas dias depois a polícia encontrou um corpo na mata e finalmente encarcerou o assassino.

Andrei Romanovich Chikatilo foi preso em 20 de novembro de 1990, há exatos 32 anos. No início, recusou-se a confessar qualquer assassinato, mas suas conversas com o psiquiatra Bukhanovski o fizeram relatar os detalhes mais perversos de sua jornada predatória.

Ao fim, confessou ter tirado a vida de 56 pessoas, embora apenas 53 tenham sido encontradas. O número excedia os 36 casos que a polícia atribuiu inicialmente ao Açougueiro de Rostov — como passou a ser popularmente conhecido.


Em seu julgamento, se definiu como aborto da natureza e uma besta louca ao qual só lhe restava a pena de morte, o que seria pouco para as atrocidades que cometeu. Em 15 de fevereiro de 1994, Andrei Chikatilo foi levado para uma cela privativa na prisão de Rostov. Um único tiro fatal lhe foi dado atrás da orelha direita.