Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / União Soviética

Anos misteriosos: O que aconteceu durante o período em que o suposto assassino de John F. Kennedy morou na União Soviética

Poucos meses depois de retornar aos Estados Unidos, Lee Harvey Oswald, foi preso por matar o presidente

Redação Publicado em 23/12/2020, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de Lee Harvey Oswald - Wikimedia Commons
Fotografia de Lee Harvey Oswald - Wikimedia Commons

O dia 22 de novembro de 1963 entrou para a História e ficou marcado pela trágica morte do então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy. Na ocasião, o homem foi assassinado a sangue frio durante uma recepção na cidade de Dallas, no Texas.

Após ter sido atingido na nuca, o político não resistiu aos ferimentos e morreu em frente a uma multidão, incluindo sua esposa Jacqueline Kennedy, que presenciou toda a triste cena.

Às 14h15 do mesmo dia, um homem chamado Lee Harvey Oswald foi preso e acusado pelo assassinato do presidente. O ex-fuzileiro havia acabado de retornar aos EUA após ter passado um longo período na União Soviética.

JFK no momento em que é atingido por um tiro (cena mostrada no filme JFK - A Pergunta Que Não Quer Calar) / Crédito: Divulgação / Warner Bros

Estadia misteriosa

57 anos após o crime, o tempo que Lee Harvey Oswaldpassou na república soviética ainda é repleto de mistérios. Antes de se mudar, sabe-se que Oswald havia servido no Japão em uma das operações mais sigilosas da época: o projeto dos aviões de espionagem U-2.

Após ser enviado para as Filipinas, o norte-americano passou a se declarar abertamente marxista, interessando-se a aprender a falar russo. Em plena Guerra Fria, o homem havia acabado de se desertar do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, quando decidiu se mudar para Minsk, capital de Belarus, então república soviética.

Muitos historiadores questionam se o homem era de fato um marxista, ou, se na verdade Lee tentava chamar a atenção de pessoas mais importantes com tal declaração. Sabe-se que durante o período que passou na União Soviética, ele informou a embaixada sobre suas preferências comunistas, renunciando sua cidadania norte-americana.

Na mesma época, conheceu sua esposa Marina Prusakova, contudo, o relacionamento do casal também é envolto em teorias: acredita-se que a mulher na verdade era uma espiã da KGB, que se aproximou do fuzileiro para investigá-lo. As teorias nunca foram comprovadas, mas rapidamente o homem decidiu voltar para o seu país de origem.

Retorno controverso

Um dos maiores mistérios da história de Oswald envolve o fato dele ter conseguido retornar para os Estados Unidos após se declarar marxista e se mudar para o país ‘inimigo’.

Fotografia de Lee Harvey Oswald / Crédito: Wikimedia Commons

De acordo com o escritor Anthony Summers, além de ter sido facilmente aceito de volta, o homem não chegou a ser interrogado pela CIA. Alguns meses depois de seu retorno aos EUA, o fuzileiro foi acusado de assassinar o então presidenteJohn F. Kennedy.

O retorno sem explicações aparentes gera diversas teorias, incluindo a de que sua entrada tenha sido facilitada propositalmente. Contudo, nenhuma hipótese teve confirmação.

Dois dias depois do crime, em 24 de novembro, Lee Harvey, foi morto a tiros no departamento de polícia de Dallas, por Jack Ruby, dono de um bar local — que supostamente tinha relações com a máfia. O crime gera teorias de que o assassinato do fuzileiro tenha sido na verdade, uma maneira de calá-lo para sempre.


+Saiba mais sobre os Kennedy por meio de grandes obra disponíveis na Amazon:

Os últimos dias de John F. Kennedy, por Martin Dugard (2013) - https://amzn.to/35dWDfo

Filme Jfk - Amazon Prime Video (1991) - https://amzn.to/2w5nJJp 

Perfis de coragem, de John F. Kennedy (2017) - https://amzn.to/2VSOTgA

Nêmesis: Onassis, Jackie O e o triângulo amoroso que derrubou os Kennedy eBook Kindle, de Peter Evans (2015) - https://amzn.to/2YtIJoL

Era uma vez um segredo: Meu caso com o presidente John F. Kennedy eBook Kindle, de Mimi Alford (2013) - https://amzn.to/2xvKWVO

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W