Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Estados Unidos

Antes da boate Kiss: O incêndio da The Station Nightclub

Cem pessoas morreram e outras centenas ficaram na feridas na terrível tragédia ocorrida em 2003

Redação Publicado em 02/01/2022, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Homem presta homenagem às vítimas no local da tragédia - Getty Images
Homem presta homenagem às vítimas no local da tragédia - Getty Images

O dia 20 de fevereiro de 2003 ficou marcado na vida de muitos norte-americanos que foram vítimas de uma grande tragédia: o incêndio da casa noturna The Station, localizada na cidade de West Warwick, em Rhode Island, nos Estados Unidos.

Naquele triste dia, moradores da pequena cidade de menos de 30 mil habitantes assistiam o show da banda The Great White quando fogos de artifício provocaram um incêndio. O fogo se espalhou rapidamente pelo isolamento acústico da boate, feito de espuma de material altamente inflamável e tóxico se submetido à combustão.

O caso, que provocou a morte de 100 pessoas, constantemente é comparado ao episódio da boate Kiss, que viria a ocorrer dez anos depois.

Tragédias semelhantes

Em 2013, logo após a tragédia em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, a BBC Brasil entrou em contato com Gina Russo, uma sobrevivente do incêndio de Rhode Island, que comentou o caso.

Nossos pensamentos estão com as vítimas dessa tragédia no Brasil. Esse é um pesadelo que ainda vai ficar pior antes de a poeira começar a baixar", disse a mulher, na época.

"Daqui muitos anos as pessoas ainda vão estar lutando para entender o que aconteceu. Fico de coração partido por cada uma delas, porque sei o que elas estão passando", finalizou a sobrevivente, que acabou perdendo seu noivo, Fred Crisostomi, na tragédia.

Destroços do incêndio ocorrido em 2003 / Crédito: Getty Images

Investigações

A equipe de investigação responsável pelo caso declarou posteriormente que havia, no dia do incidente, um número muito maior de pessoas no estabelecimento do que o mesmo poderia comportar. Além disso, não havia saídas de emergência adequadas no local, de modo que diversas vítimas acabaram sendo pisoteadas ao tentar deixar o clube.

Gina conseguiu escapar, mas teve 40% do corpo queimado, de modo que, até o momento da entrevista, já havia passado por 54 cirurgias. Ela contou, porém, que conheceu pessoas que passaram por mais de cem operações, que acabaram ficando  cegas ou mesmo tiveram o corpo inteiro queimado.

Os irmãos Michael (ao centro) e Jeffrey Derderian (à direita) durante julgamento / Crédito: Getty Images

Julgamento e penas

Segundo a BBC, tanto os donos da The Station, os irmãos Michael and Jeffrey Derderian, quanto o gerente da banda, Daniel Biechele, tiveram de ir a julgamento.

A Justiça determinou penas de 15 anos de prisão a Michael e Daniel, mas ambos conseguiram finalizá-las em um tempo muito menor, entre dois e três anos, por meio de uma série de acordos. Já Jeffrey foi condenado à prestação de serviços comunitários.

Sobreviventes e familiares de vítimas processaram várias empresas que tinham vínculo com a casa noturna, tais como as companhias responsáveis por produtos químicos e materiais de construção, além da fabricante de cerveja que promoveu o show.

Até o ano de 2010, as indenizações ja somavam 175 milhões de dólares. Gina, porém, declarou à BBC que o preço pago pelos responsáveis foi muito pequeno.

Segundo ela, "muito mais gente deveria ter sido investigada: responsáveis pela fiscalização, os responsáveis pela fiscalização de incêndios, além das autoridades que deram o aval para o uso de pirotecnias dentro da casa". De acordo com a sobreviente, "tudo isso ainda é motivo de muita dor entre os familiares."


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Santa Maria a Tragédia da boate Kiss - https://amzn.to/3126nbo

Todo Dia a Mesma Noite: A história não contada da boate Kiss - https://amzn.to/2RXocnA

Vozes do Joelma: Os gritos que não foram ouvidos, de Marcos Debrito, Marcus Barcelos, Rodrigo de Oliveira, Victor Bonini e Tiago Toy (2019) - https://amzn.to/2S1JVeh

Caindo em esquecimento, de Vanessa Amaral (ebook) - https://amzn.to/3aPneCy

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W