Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Reino Unido

Ao vivo e confundido como parte do show: o inacreditável óbito do comediante Tommy Cooper

Em 1980, a plateia fiel do artista foi surpreendida com um episódio triste, que não foi percebido de imediato

André Nogueira Publicado em 11/04/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tommy Cooper - Wikimedia Commons
Tommy Cooper - Wikimedia Commons

Tommy Cooper foi um famoso mágico e comediante britânico que ficou conhecido por aparecer na televisão realizando diversos truques e apresentações. Caracterizado por expressões marcantes, ele era um homem alto e carismático, tendo como ato mais marcante e bizarro o último episódio do seu show, ocorrido nos anos 1980.

Em 15 de abril de 1984, durante uma apresentação no programa London Weekend Television Live from Her Majesty’s, um show ao vivo de atividades variadas que era reproduzido de Westminster, Londres, no final de semana, milhões de telespectadores se depararam com uma cena macabra.

Em sua performance, Cooper iria fingir tirar uma série de objetos de debaixo de sua roupa, que seriam passados a ele pelo anfitrião Jimmy Tarbuck. Assim, no início da apresentação, sua assistente ajudou a vestir uma capa vermelha que seria usada para esconder alguns dos utensílios. De repente, logo após vestir a roupa, o comediante caiu para trás com uma cara estranha, enquanto a ajudante se afastava do palco.

Cooper desmaiado / Crédito: Divulgação/YouTube

Quando isso aconteceu, sua assistente começou a rir, pensando se tratava do show. Acompanhando, a plateia começou a rir alto, enquanto ele, sentado, ofegava com aparente dor. Então, Tommy caiu de costas por completo, esbarrando na cortina do fundo do palco, o que começou a preocupar a produção.

Então, o diretor do programa, Alasdair MacMilan, comandou a chamada dos comerciais, com a orquestra tocando a música da vinheta. O intervalo não era prescrito, então houve muitos segundos da tela em branco, enquanto se convocava as estações da região para reproduzir anúncios. Nesse tempo, Cooper foi puxado para fora do palco.

Enquanto o show continava, uma equipe do show tentava reviver Cooper, com grande dificuldade. Ele havia sofrido um ataque cardíaco repentino, e teve de ser levado ao Hospital Westminster por um grupo de paramédicos que chegou depois de um longo espaço de tempo. Chegando na instituição, foi declarado morto.

Estátua homenageando Tommy Cooper / Crédito: Wikimedia Commons

Seu óbito só foi declarado na manhã seguinte, enquanto muitos tentavam pensar o que fazer em relação ao ocorrido. No entanto, a informação rodou a Inglaterra rapidamente, se tornando principal assunto dos maiores grupos midiáticos da época. A reprodução do vídeo de sua morte em canais de televisão e, depois, no YouTube, causaram bastante polêmica.


+ Saiba mais sobre o assunto com as obras disponíveis na Amazon

That Was Entertainment: The Golden Age of the MGM Musical, de Bernard Dick (2018) - https://amzn.to/2vFeDSV

United Artists, de Vários Autores (2020) - https://amzn.to/2V4jnMy

The Fixers: Eddie Mannix, Howard Strickling and the MGM Publicity Machine, de E. J. Flemming (2004) - https://amzn.to/3bLYqvK

Golden Girls of MGM, de Jane Wayne (2004) - https://amzn.to/2u8UJiK

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du