Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Religião

As inúmeras aparições da Virgem Maria, mãe de Jesus, ao redor do mundo

Maria de Nazaré possui nomes diferentes dependendo do local em que você vá; mas em todos os lugares, a sua presença causou reações insólitas

Isabela Barreiros Publicado em 26/11/2019, às 16h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Maria e Jesus pintados por Sandro Botticelli em 1480 - Getty Images
Maria e Jesus pintados por Sandro Botticelli em 1480 - Getty Images

Durante a década de 1930, em Campinas, interior de São Paulo, a Virgem teria aparecido para uma das freiras que viva no convento do Instituto das Missionárias de Jesus Crucificado. Irmã Amália de Jesus Flagelado foi visitada inúmeras vezes por Maria, que se apresentou como Nossa Senhora das Lágrimas.

A Santa ensinou a freira espanhola a rezar o Terço das Lágrimas e também lhe apresentou uma nova medalha, a Medalha das suas Lágrimas, que deveria ser utilizada para realizar suas preces. O objeto, no entanto, foi censurado pelo Vaticano e apenas pôde ser divulgado novamente 70 anos depois da proibição oficial.

Nossa Senhora das Lágrimas / Crédito: Wikimedia Commons

Ainda assim, em março de 1932, Dom Francisco de Campos Barreto, bispo da cidade de Campinas, reconheceu oficialmente as aparições marianas no convento de Irmã Amália. Foi assim que ela recebeu permissão para publicar seus escritos e orações para a nova Santa.

MÉXICO

Antes do estabelecimento total do cristianismo na América Latina, colonizada, Maria teria aparecido a Juan Diego Cuauhtlatoatzin, indígena que vivia próximo ao monte Tepeyac, parte da Serra de Guadalupe, ao norte da Cidade do México.

[Colocar ALT]
Nossa Senhora de Guadalupe / Crédito: Wikimedia Commons

No ano de 1531, ela se manifestou ao camponês e se identificou como “Virgem Maria, Mãe do verdadeiro Deus”. Pediu, também, que fosse construída uma capela no local.

Ela ficaria conhecida como Nossa Senhora de Guadalupe e a basílica que leva seu nome recebe milhares de visitantes durante uma festa em sua homenagem, que é comemorada no dia 12 de dezembro.

O culto à Santa é um dos mais importantes no México. Historicamente, a crença faz parte da identidade do país e colaborou para inúmeros processos sociais. Especialistas ainda mencionam como alguns mexicanos professam o guadalupanismo mesmo sem serem católicos.

ESPANHA

Na Espanha, foi registrado um dos mais peculiares casos de aparições marianas. Na pequena cidade de Garabandal, em 1961, quatro adolescentes foram visitadas pela Virgem Maria — mas mais que isso, elas passaram por o que ficou conhecido como “Queda Extática”.

Elas caíram ao chão, em posição horizontal, e permaneciam paralisadas em estado de transe durante horas. Segundo testemunhas, a posição em que elas ficavam fazia com que elas parecessem esculturas, além de seus movimentos de queda serem perfeitamente sincronizados.

Escritos da época dizem que um anjo teria aparecido às meninas e dito: "Sabem para que vim? Para lhes anunciar que amanhã, domingo, a Virgem Maria lhes aparecerá como Nossa Senhora do Monte Carmelo".

“Ninguém pode demonstrar de forma científica que Nossa Senhora apareceu. É tudo uma questão de fé”, diz o sociólogo e antropólogo Moisés Espírito Santo no livro Videntes e Confidentes. “Há centenas de relatos de aparições em freguesias de todo o país, que depois se transformam em tradições e passam a fazer parte do património cultural”, conclui.

De acordo com o especialista em religião Michael O’Neill, o fato de pessoas afirmarem terem presenciado algum tipo de aparição da Maria de Nazaré não é novidade. Ele alega que existem registros que evidenciam mais de duas mil aparições desde 1545, ano em que aconteceu o Concílio de Trento.

Ainda com esse alto número, apenas algumas das histórias foram confirmadas pelo Vaticano. Desde o surgimento do cristianismo, a Santa Sé reconheceu formalmente apenas 16 casos em que a Santa teria se manifestado aos fiéis.


Saiba mais sobre Maria de Nazaré por meio dos livros a seguir:

Maria de Nazaré: Breve Tratado de Mariologia, Daniela Del Gaudio (2016) - https://amzn.to/2rrmEsE

Aquela que acreditou: A vida oculta de Maria de Nazaré, Lúcia F. Arruda (2017) - https://amzn.to/2qN13uD

A Casa da Virgem Maria. A História Miraculosa da Trajetória da Casa de Nazaré Para Uma Colina da Itália, Godfrey E. Phillips (2019) - https://amzn.to/37Fz80a

Maria de Nazaré: o altar de Deus, Dalmo Radimack da Silva - https://amzn.to/2KW1AkC

O Evangelho Secreto da Virgem Maria, Santiago Martin (2003) - https://amzn.to/2OnKLkU

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.