Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Archie Battersbee

Archie Battersbee: garoto que teve aparelhos desligados 'lutou até o fim', conta mãe

O jovem Archie Battersbee, de 12 anos, estava em coma desde abril e morreu no último sábado, 6

Éric Moreira Publicado em 10/08/2022, às 15h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Archie Battersbee, jovem de 12 anos que estava em coma desde o início de abril foi declarado morto no último sábado, 6 - Reprodução/YouTube/Sky News
Archie Battersbee, jovem de 12 anos que estava em coma desde o início de abril foi declarado morto no último sábado, 6 - Reprodução/YouTube/Sky News

Archie Battersbee era um garoto de 12 anos que vinha sendo motivo de muitas dores de cabeça por autoridades na Inglaterra. Ele estava em coma desde o dia 7 de abril deste ano, e chegou a ter morte cerebral declarada por médicos, mas a família se negava a aceitar ordens para desligamento dos aparelhos que o mantinham respirando, e entravam com vários recursos para impedir a ação.

No entanto, a história envolvendo o jovem chegou ao fim no último sábado, 6: a família perdeu a última disputa judicial para tentar mantê-lo respirando, e os aparelhos foram finalmente desligados, como informado pela BBC. Ele estava internado no Royal London Hospital, no distrito de Whitechapel, na Inglaterra.

Archie Battersbee, jovem de 12 anos que estava internado em coma desde abril
Archie Battersbee, jovem de 12 anos que estava internado em coma desde abril / Divulgação/Arquivo pessoal

Disputas

Archie Battersbee, de 12 anos, foi encontrado inconsciente em sua casa na cidade de Southend-on-Sea, em Essex, na Inglaterra, no dia 7 de abril deste ano. Sua mãe, Hollie Dance, acredita que o acidente que provocou a tragédia com ele havia acontecido enquanto realizava um desafio da internet.

Desde então, o jovem esteve internado em coma no Royal London Hospital, na Inglaterra, e mantido sob dependência de aparelhos para que pudesse seguir respirando.

No entanto, médicos responsáveis por acompanhar o tratamento do garoto disseram à Justiça ainda em junho que era "altamente provável" que o garoto tivesse sofrido "morte cerebral", após testes clínicos não mostrarem atividade cerebral "discernível", e por isso solicitaram o desligamento das máquinas.

Hollie Dance, mãe de Archie Battersbee, durante entrevista sobre o caso
Hollie Dance, mãe de Archie Battersbee, durante entrevista sobre o caso / Divulgação/Youtube/GBNews

O pedido foi aceito pela juíza Emma Arbuthnot na época, e então o que se sucedeu foi um longo processo envolvendo diversas disputas jurídicas para tentar manter os aparelhos de Archie ligados, por parte da família. Como informado pela BBC, Hollie Dance estava "devastada e extremamente decepcionada com a decisão" da Justiça.

Além disso, a mãe — que era também quem mais lutava para que se mantivesse os aparelhos do garoto ligados — defendia sempre que o garoto apertava sua mão no hospital e que ela "sentia" que ele ainda estava vivo, por isso tamanha insistência. 

Ele está lá, fisicamente, por qualquer motivo, seja síndrome de encarceramento, se ele está paralisado... eu não sei, mas sinto que ele está lá", dizia Hollie Dance.

Após várias tentativas da família para tentar prolongar o funcionamento dos aparelhos — todas falhas —, a Justiça britânica determinou que os aparelhos que mantinham Archie respirando poderiam ser desligados, na terça-feira de semana passada, dia 2.

Os parentes do garoto ainda tentaram entrar com recurso uma última vez mas, por fim, depois da derrota judicial, os aparelhos foram desligados no último sábado, 6 — no entanto, Archie é considerado morto desde o dia 31 de maio com base em exames realizados de ressonância magnética.


O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.