Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Roma Antiga

Arqueólogos descobrem 60 túmulos de recém-nascidos em Nimes, França

Enterradas há 2 mil anos, sepulturas foram encontradas aos pés de antiga muralha romana

Joseane Pereira Publicado em 09/09/2019, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Reprodução
Reprodução

Arqueólogos do Inrap, Instituto Nacional de Pesquisa Arqueológica Preventiva da França, encontraram os restos de 60 túmulos de crianças aos pés da muralha de Nimes, antiga colônia romana ao sul da França.

Os restos humanos, que incluíam 50 recém-nascidos, foram encontrados fora dos muros da cidade e datam do primeiro século d.C. Eles foram reunidos ao longo dos 130 metros de uma fortificação romana, revelada também nas escavações arqueológicas. Constituindo uma das maiores muralhas da época, a torre de pedras foi erguida a mando do Imperador Augusto, entre os anos 5 e 30 da nossa era.

Túmulo com restos mortais /
Crédito: Reprodução

"Os primeiros enterros de crianças apareceram em 2017. Mas não imaginávamos exumar tanto este ano", afirmou Richard Pellé, o arqueólogo responsável pelas escavações. Enquanto alguns enterros estão em ânforas, outros se encontram no chão, tendo sido provavelmente cobertos por mortalhas. Também foram localizadas duas urnas que indicam evidências de incineração.