Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Europa

Arqueólogos encontram carruagem e esqueletos da Idade do Ferro na França

Remanescentes de uma ocupação Celta, o veículo e restos de humanos e cavalos estavam em Calvados, região da Normandia

Joseane Pereira Publicado em 28/11/2019, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Esqueleto de cavalo encontrado na escavação de Calvados - Chris-Cécile Besnard-Vauterin, Inrap
Esqueleto de cavalo encontrado na escavação de Calvados - Chris-Cécile Besnard-Vauterin, Inrap

Arqueólogos do Instituto Nacional de Pesquisa Arqueológica Preventiva (Inrap) encontraram uma ocupação humana datada da Idade do Ferro em Calvados, região da Normandia. A área de 5,8 hectares conta com um túnel subterrâneo, vestígios de terrenos agrícolas e numerosos enterramentos, incluindo seres humanos e cavalos.

Um dos enterramentos encontrados / Crédito: Charline Desaunay, Inrap

Uma das maiores surpresas foi a presença de uma carruagem junto ao conjunto de túmulos, o que no mundo Celta significa luxo e grandiosidade. O falecido teria sido depositado nos aros do veículo, usando pulseiras de vidro, e à sua volta foram encontrados três locais funerários com cerca de vinte mortos.

Remanescentes da carruagem / Crédito: Chris-Cécile Besnard-Vauterin, Inrap

De organização elaborada, o enterramento mostra as práticas mantidas pelos Celtas no final da Idade do Ferro. Objetos de uso doméstico e uma adega subterrânea utilizada para armazenar alimentos também foram encontrados no local.