Matérias » Entretenimento

Arsène Lupin: conheça o personagem que inspirou a nova série da Netflix

Interpretado pelo ator Omar Sy, o protagonista do mais recente sucesso do streaming foi baseado no famoso "Ladrão de Casaca"

Victória Gearini Publicado em 26/01/2021, às 17h15 - Atualizado às 17h53

Cena da série Lupin (2021)
Cena da série Lupin (2021) - Divulgação / Netflix

Baseada na famosa coletânea de Maurice Leblanc, de 1907, a série Lupin cada vez mais vem conquistando a atenção dos assinantes da Netflix. Em cinco episódios, a trama acompanha a trajetória de Assane Diop (Omar Sy), um assaltante inspirado no personagem Arsène Lupin, mais conhecido como o "Ladrão de Casaca".

Para elaborar um assalto ao Museu do Louvre, em Paris, na França, o protagonista segue o modelo de Arsène Lupin, buscando pensar da mesma maneira que a criação do renomado escritor francês Maurice Leblanc.

Origem histórica

A obra foi lançada originalmente em 1907, sob encomenda do editor da revista Je sais tout Pierre Lafitte. Na época, o contratante procurava por uma história com algum personagem inovador, mas que ao mesmo tempo mesclasse os enredos de Sherlock Holmes e A. J. Raffles.

Cena da série Lupin (2021) / Crédito: Divulgação / Netflix

 

A novela policial de Leblanc resultou na criação de um protagonista semelhante ao Robin Hood, apresentando um anti-herói audacioso, sedutor e defensor dos mais necessitados e oprimidos.

Arsnène Lupin tornou-se uma espécie de anarquista que vivia como aristocrata, sendo amplamente retratado em 17 romances e 39 contos do escritor. Devido ao sucesso, mais tarde, foi incorporado em diversas outras produções cinematográficas.

Como resposta ao detetive inglês Sherlock Holmes, criado por Arthur Conan Doyle, o anti-herói francês satiriza, ainda, a burguesia do século 20, ao mesmo tempo que ludibria o investigador da obra literária, chamado Herlock Sholmes.

A adaptação do streaming 

Assim como no clássico da literatura, na adaptação da Netflix, o protagonista é retratado como um grande gênio, que por meio de projetos mirabolantes, consegue obter tudo aquilo que almeja. 

Personagens da série Lupin (2021) / Crédito: Divulgação / Netflix

 

Além disso, embora opere do lado contrário da lei, em ambas obras, o personagem busca lutar pelas pessoas menos favorecidas, sendo abertamente contra as injustiças sociais eminentes na sociedade francesa. 

Já a Netflix, evidencia a brilhante homenagem dos criadores George Kay e François Uzan ao personagem e ao escritor. Contudo, a produção do streaming não segue fielmente todos os acontecimentos presentes nos livros de Maurice Leblanc.


+Assista o trailer oficial de Lupin 


++Saiba mais sobre as obras de Maurice Leblanc por meio da Amazon:

O ladrão de casaca: edição bolso de luxo, de Maurice Leblanc (2016) - https://amzn.to/3a3De4p

Arsène Lupin - Ladrão de Casaca, de Maurice Leblanc (2012) - https://amzn.to/3ch0M8y

Arsène Lupin contra Herlock Sholmes, de Maurice Leblanc (2017) - https://amzn.to/2YdunHM

Kit Livros Arsène Lupin, de Maurice Leblanc (2021) - https://amzn.to/3a2OfDa

Arsène Lupin o ladrão de casaca, de Maurice Leblanc (2021) - https://amzn.to/3alheST

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W