Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Arte

A arte quase figurativa de Wassily Kandinsky: conheça ‘Composition 8’

Com cores vivas, formas abstratas e significados subjetivos, a obra colaborou para a reputação revolucionária do pintor russo

Redação Publicado em 13/06/2021, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia do artista Wassily Kandinsky - Domínio Público/ Creative Commons/ Wikimedia Commons
Fotografia do artista Wassily Kandinsky - Domínio Público/ Creative Commons/ Wikimedia Commons

Nascido de aristocratas alemães na Rússia Imperial, Wassily Kandinsky certamente não foi um talento precoce: começou a estudar arte aos 30 anos, abandonando uma já estabelecida carreira em direito. Era 1896, a uma década da grande revolução modernista que começaria com o fauvismo, o cubismo e o futurismo.

Ainda assim, a contribuição de Kandinsky seria a mais radical de todas. Enquanto os modernistas experimentaram e escandalizaram o establishment das artes com o estilo das pinceladas, cores e temas, Kandinsky acabaria, na década de 1910, por rejeitar a necessidade da pintura de representar alguma coisa — qualquer coisa. Algo que era visto como a razão de ser da própria arte.

Então ele morava na Alemanha, mas o terremoto seria sentido mesmo em sua Rússia natal. Na mesma década, russos mais jovens, como Kazimir Malevich, criariam o suprematismo, uma forma ainda mais radical de abstração, na qual um círculo ou um quadrado preto sobre um fundo branco podia ser o quadro. E o construtivismo, que queria uma arte literalmente revolucionária.

A obra Composition 8, de Kandinsky / Crédito: Museu Solomon R. Guggenheim/ Creative Commons/ Wikimedia Commons

Kandinsky voltaria para a Rússia em 1914. Suas ideias místicas e seu estilo mais palatável de abstração levaram-no a ser denunciado como “burguês”. Após ser removido de seu cargo no Instituto de Cultura Artística de Moscou, em 1921, ele volta para a Alemanha, se tornando um dos fundadores da escola Bauhaus de arte.

Com a ascensão do nazismo, em 1933, que classificou sua arte como “degenerada”, ele se muda para Paris. Pararia de pintar em 1939, antes da invasão dos alemães, e morreria em 1944, a tempo de ver a França liberada pelos aliados.

Círculos. Círculos por todos os lugares. Kandinsky afirmou sobre sua forma favorita: “O círculo é a síntese das grandes oposições. Ele combina o concêntrico e o excêntrico numa única forma e equilíbrio. De todas as formas, é a que mais claramente aponta para a quarta dimensão”. Poucos anos depois, ainda na fase Bauhaus, ele dedicaria o quadro 'Muitos Círculos' ao tema.


+Saiba mais sobre a arte por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Tudo sobre arte, de Stephen Farthing e Richard Cork (2018) - https://amzn.to/3fEy6FY

A História da Arte, de Gombrich (2000) - https://amzn.to/2A1SsIG

O livro da arte, de Vários Autores (2019) - https://amzn.to/3cdUjIR

História Ilustrada da Arte, de Ian Chilvers (2014) - https://amzn.to/2WDgHEF

Breve história da Arte: Um guia de bolso para os principais gêneros, obras, temas e técnicas, de Susie Hodge (2018) - https://amzn.to/3fEykwO

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W