Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Brasil

As obras históricas depredadas por terroristas bolsonaristas em Brasília

Atos de vandalismo foram registados neste domingo, 8, em Brasília

Redação Publicado em 08/01/2023, às 22h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Registros das obras depredadas por terroristas - Reprodução/Vídeo e Reprodução/Redes Sociais
Registros das obras depredadas por terroristas - Reprodução/Vídeo e Reprodução/Redes Sociais

O domingo, 8, foi marcado por tristes episódios de terrorismo cometidos por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. Em Brasília, os extremistas invadiram e depredaram objetos presentes nas sedes dos três poderes, símbolos da democracia brasileira. 

Além da destruição de janelas, cadeiras, documentos e câmeras, os apoiadores de Bolsonaro também atacaram itens históricos para os brasileiros. No Palácio do Planalto, por exemplo, um painel do ilustre Di Cavalcanti, 'As Mulatas', foi perfurado pelos manifestantes, que deixaram, pelo menos, cinco buracos na obra histórica. 

Registros dos objetos danificados em Brasília /Reprodução/Redes Sociais

Na Câmara, a base da importante escultura 'Bailarina', resultado da genialidade de Victor Brecheret, não se encontra no local de origem após as invasões, fazendo com que muitos internautas levantem a suspeita de furto.

Já o vitral 'Araguaia', de Marianne Peretti, localizado no Salão Verde da Câmara dos Deputados, também foi destruído pelos terroristas neste domingo, 8. Outro registro que também chocou internautas mostra que os bolsonaristas pegaram um dos exemplares da Constituição de 1988. O item, de suma importância na história brasileira, estava exposto no Salão Branco da Suprema Corte.

Outros registros ainda mostram que o brasão da República do plenário do STF também foi tirado e levado para fora do órgão. Muitos até tiraram fotos segurando o emblema.

Vandalismo

Em pronunciamento oficial, o presidente Lula informou que os envolvidos nos atos de terrorismo serão identificados e punidos, incluindo os financiadores.

Em entrevista coletiva, Flávio Dino, atual ministro da Justiça, classificou os atos registrados em Brasília neste domingo, 8, como ‘terrorismo’ e ‘golpismo’.

"Isso é terrorismo, é golpismo. Temos a certeza de que a imensa maioria da população não quer a implementação dessas trevas", disse Dino. "Não conseguirão destruir a democracia brasileira. É preciso dizer isso cabalmente, com toda firmeza e convicção".

Além de afirmar que quase 200 pessoas foram detidas em flagrantes nos atos, Dino enfatizou que as detenções podem prosseguir ao longo deste domingo. Além disso, o ministro também disse que os ônibus que levaram os extremistas até Brasília foram identificados e apreendidos. “Nós chegaremos nos financiadores”, afirmou ele.


*Com informações do Estadão;