Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Virou filme: A história da Isabel de Baviera, imperatriz fitness da Áustria

Sissi, como era apelidada, é retratada no filme recém-lançado 'Corsage' como uma imperatriz destemida

Redação Publicado em 11/09/2021, às 09h00 - Atualizado em 13/01/2023, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Isabel da Baviera em montagem com reprodução no filme 'Corsage' - Domínio público / Emil Rabending
Isabel da Baviera em montagem com reprodução no filme 'Corsage' - Domínio público / Emil Rabending

Em 10 de setembro de 1898, a história de Isabel da Baviera, esposa do imperador da Áustria e rei da Hungria Francisco José I, foi tragicamente interrompida com um cruel assassinato por arma branca.

Conhecida como Sissi, a monarca fazia uma viagem por Genebra, na Suíça, quando foi surpreendida por um anarquista italiano que, usando um estilete em formato de agulha, golpeou-lhe o coração.

Estranhamente, a imperatriz não era o alvo inicial de Luigi Lucheni, seu assassino. O objetivo deste era, na verdade, matar o príncipe Henrique de Orleans, quem era herdeiro do trono da França.

Contudo, ao descobrir que o mesmo já havia morrido, decidiu sair às ruas para matar uma figura importante a altura. E essa pessoa foi Sissi, que tinha 61 anos de idade.

Isabel aos 15 anos de idade / Crédito: Domínio Público / Karl von Piloty

Personalidade incomum

Com o primo Francisco José, Isabel teve quatro filhos: Sofia Frederica, que morreu ainda criança, Gisela, Rodolfo e Maria Valéria. Porém, apesar do status do qual usufruía, a monarca não era bem-vista pela nobreza austríaca, muito em razão de seus modos informais.

Entre os passatempos favoritos de Sissi estavam a equitação, a caçada e as longas caminhadas que realizava. Além disso, a imperatriz mantinha uma rotina de prática de exercícios físicos com halteres, argolas, barras horizontais, entre outros instrumentos que estavam sempre disponíveis em todas as suas residências.

Vida solitária

Segundo o Ensinar História a sogra de Isabel, Sofia, era uma pessoa extremamente dominadora que acabou por mantê-la afastada da educação de seus próprios filhos. Isso, somado ao fato do marido estar constantemente ocupado com inúmeros compromissos, tornou a vida de Sissi muito solitária, gerando sintomas de depressão.

A imperatriz em retrato de 1865 / Crédito: Domínio Público / Ludwig Minnigerode

Com a descoberta de uma doença nos pulmões, ela passou a viajar com frequência para regiões mais quentes, como a Ilha da Madeira e as ilhas gregas, chegando a se ausentar por dois anos da corte austríaca.

Vaidade excessiva

Sissi era uma mulher muito vaidosa e isso não se resumia à rotina de exercícios físicos. Na verdade, ela tinha uma grande obsessão pela magreza, que na época não era tida como um padrão de beleza. Ela pesou 45 quilos com 1,73 m de altura.

Buscando manter sua cintura de 46 cm, a imperatriz fazia dietas radicais como a que consistia na ingestão de meia dúzia de laranjas por dia e ainda a que se baseava em tomar sopa rala e caldo de carne.

Isabel em trajes de luto, em 1899 / Crédito: Domínio Público / Philip de László

Toda essa busca pela magreza extrema fez com que, por volta de 1895, a imperatriz fosse diagnosticada com desnutrição e tuberculose.

Tudo piorou depois que seu filho, Rodolfo, cometeu suicídio aos 30 anos de idade, em 1889. Nessa época, ela entrou em uma depressão profunda.