Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Espaço

Astrofotógrafo registra Estação Espacial passando pelos céus de Brasília

ISS poderá ser vista novamente hoje, 16. Confira o horário e como acompanhar seu trajeto caso não esteja no DF!

Fabio Previdelli Publicado em 16/08/2021, às 16h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A ISS passando pelos céus de Brasília - Divulgação/Leonardo Caldas
A ISS passando pelos céus de Brasília - Divulgação/Leonardo Caldas

No último sábado, 14, o fotógrafo Leonardo Caldas fez uma série de registros fotográficos da passagem da Estação Espacial Internacional (ISS) sobre o céu de Brasília. As informações são do G1. 

Para ter o resultado que pode ser visto na capa desta matéria, Caldas capturou cerca de 60 imagens com uma câmera fotográfica usando a popular lente “olho de peixe” — que deixa a foto mais arredondada. 

Assim, o astrofotógrafo usou um software de computador para fazer a sobreposição de seus registros, o que permite que se observe toda a trajetória da Estação Espacial por Brasília. A passagem da ISS pelo Distrito Federal ocorreu às 18h34. 

Segundo explica matéria do G1, a ISS completa 15 voltas ao redor da Terra por dia, com uma volta demorando cerca de uma hora e meia. Seu avistamento, no entanto, não é uma das missões mais fáceis, já que depende muito da posição solar, o que faz com que o equipamento possa ser visto por poucos minutos.  

A ISS passará pelos céus de Brasília nesta segunda-feira, 16, a partir das 18h37. Caso o clima impossibilite o acompanhamento do evento a olho nu, o mesmo poderá ser monitorado em tempo real através do site da NASA