Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Rússia

Como foi revelado o destino dos cadáveres dos Romanov?

Depois da execução pelos bolcheviques em 1918, os restos mortais da família russa demoraram para serem descobertos

Caio Tortamano Publicado em 17/07/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Czar Nicolau II e sua família - Domínio Público
Czar Nicolau II e sua família - Domínio Público

A Revolução Russa resultou na morte do czar Nicolau II e sua família, a última Dinastia, ordenada pelos líderes soviéticos do mais alto escalão. Executados friamente em julho de 1918, os cadáveres demoraram para encontrar paz. Isso porque o local onde os restos foram jogados era desconhecido.

A esposa de Nicolau, Alexandra, e seus cinco filhos, Alexei, Olga, Tatiana, Maria e Anastásia, embarcaram em uma longa jornada já sem vida. A execução em si foi trabalhosa, demorou mais de 20 minutos para matar todos os membros da família e os empregados da família. Yakov Yurovsky, responsável pela morte dos Romanov terminou a sangrenta execução e levou, junto aos seus homens, os corpos para uma floresta.

Chegando lá, os cadáveres foram despidos e as joias foram retiradas de suas roupas. Depois de terem sido cobertos com ácido, os Romanov foram enterrados. Entretanto, as covas eram rasas, o que fez com que os bolcheviques tivessem que buscar outro local para enterrar os restos.

Depois de terem cavado outra cova rasa, deixaram de fora dois membros da família. Maria e Alexei foram queimados, e o restante de seus corpos incinerados foram enterrados em um local diferente do resto da família.

Yakov Yurovsky, bolchevique que liderou a morte dos Romanov / Crédito: Getty Images

Por mais que tenham assumido a morte do czar, os bolcheviques não anunciaram que toda a família havia sido executada. O partido oficialmente constatou que a mulher de Nicolau e seus filhos estavam sendo cuidados em um local sigiloso, enquanto se preocupavam em matar todos os familiares e amigos que ainda estavam vivos.

Em 1970, vários anos depois da morte, um pesquisador chamado Alexander Avdonin descobriu o local de desova da família. Mas foi somente em 1988, com a perda de força da União Soviética, que Avdonin pediu que o governo de Gorbachev investigasse a fundo o local.

Já com o colapso dos soviéticos, em 1991, o governo moveu uma árdua pesquisa na antiga casa onde a família havia sido aprisionada. Lá, descobriram centenas de ossos, e outros itens da família imperial e na floresta encontraram os restos dos familiares do czar. O DNA era, de fato, dos Romanov. Os restos foram enterrados na catedral de São Petersburgo e todos foram declarados santos na Igreja Ortodoxa Russa.

Local de execução / Crédito: Getty Images

Entretanto, os cadáveres das duas crianças queimadas separadamente da família  ficaram desaparecidas por um tempo. O mistério só foi solucionado em 2007, quando um homem que fazia parte de um grupo de busca pelos Romanov perdidos encontrou ossos de Maria e Alexei.

Apesar dos testes de DNA terem confirmado a veracidade, a Igreja Russa não reconheceu a descoberta, provavelmente em uma tentativa de agradar o governo de Putin. Os ossos das crianças estão guardados nos arquivos russos estatais, e não existe previsão para sepultamento ao lado dos pais.


Saiba mais sobre a Revolução Russa por meio dos livros a seguir:

1. Rumo à Estação Finlândia, de Edmund Wilson (2006) - https://amzn.to/2XRyw32

2. História Concisa da Revolução Russa, de Richard Pipes (2008) - https://amzn.to/2soj2rQ

3. História da Guerra Civil Russa  —  1917-1922, de Jean-Jacques Marie (2017) - https://amzn.to/2OLBUIM

4. A Revolução Russa, de Sheila Fitzpatrick (2017) - https://amzn.to/2OqKBJD

5. Outubro: História da Revolução Russa, de China Mieville (2017) - https://amzn.to/2DkSp9m

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W