Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Até seu último dia: a curiosa amizade de Freddie Mercruy com Elton John

Ícones do pop rock britânico dos anos 80, Elton não abandonou o amigo no fim de sua jornada

Caio Tortamano Publicado em 12/04/2020, às 09h00 - Atualizado em 01/04/2021, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Os amigos Freddie Mercury e Elton John - Divulgação
Os amigos Freddie Mercury e Elton John - Divulgação

Freddie Mercury era uma pessoa de temperamento fora do comum, algo que foi diminuindo à medida que a AIDS tomava conta de sua vida, e fez com que o cantor fosse lembrado com muito carinho e amor pelos amigos próximos da lenda da música, especialmente seu Elton John.

Os dois eram os maiores nomes individuais da música britânica nos anos 80 e tem histórias muito parecidas, tanto pela sexualidade quanto o caminho rumo ao estrelato absoluto em todos os continentes. Porém, não era somente isso que os conectava, mas sim a maneira como enxergavam o mundo e a fama.

Com as agendas badaladas do Queen e de Elton, eles não conseguiam sentar para conversar e se divertir com a regularidade que queriam. Isso só mudou quando Mercury adoeceu: John começou a frequentar regularmente a casa do amigo para mostrar que ele não estava sozinho durante o momento difícil.

"Eles realmente se tornaram amigos íntimos", revelou Peter Freestone, ex-assistente de Mercury, em entrevista ao Metro. “Eles perderam a oportunidade de se ver com frequência porque os dois, Queen e Elton, estavam em turnê sem parar. E raramente estavam na mesma cidade ao mesmo tempo."

A morte de Freddie, em 24 de novembro de 1991 foi uma tristeza muito grande tanto para família quanto para amigos do cantor, 

A morte de Mercury

De acordo com Peter, a presença de Elton exigia coordenação entre as equipes do astros. A casa do vocalista do Queen estava sendo constantemente vigiada por uma multidão de repórteres desesperados para saber sobre o então estado de Mercury.

Por isso, John tinha que entrar pela residência usando seu carro por uma entrada do jardim com um horário preciso e combinado previamente com os funcionários, assim conseguiriam deixar o portão aberto para o Rocketman encontrar o amigo.

A única vez que Elton foi flagrado entrando na residência se deu justamente na última visita que fez antes do amigo falecer aos 45 anos. Com seu luxuoso Bentley ele parou em frente a casa e entrou pela porta da frente, enquanto jornalistas perguntavam o que estava fazendo. Ele apenas respondeu: “Só vim visitar o meu amigo”.

Depois do falecimento do cantor, Elton perguntou a Peter Freestone (assistente pessoal), Joe Fanelli (cozinheiro) e Jim Hutton (namorado de Freddie) o que fariam no natal, já que Mercury sempre organizava grandes festas natalinas para os amigos que não podiam passar junto a família. Recebendo um “não sabemos” como resposta, John fez questão de convidar eles para passar o dia 24 daquele mês com ele em Windsor.

No entanto, o que Elton não esperava era que Freddie teria comprado um presente de Natal pra ele, antes mesmo de morrer. "(...) Nos últimos seis meses, estávamos em uma das salas de leilão e ele viu uma pintura de um dos pintores favoritos de Elton, e Freddie comprou para ele pensando nisso. como presente de Natal para Elton", lembrou Freestone.

Quando os três chegaram na residência do pianista, uma fronha envolvia um quadro do pintor Henry Scott Tuke, o preferido de Elton John, juntamente com um carinhoso bilhete.


+Saiba mais sobre o tema através das obras abaixo, disponíveis na Amazon

Freddie Mercury - A Biografia Definitiva, de Lesley-Ann Jones (2013) - https://amzn.to/2ulB7aJ

Freddie Mercury - A Reportagem Definitiva: a trajetória lendária e a vida louca do astro do Queen, que viveu mil anos em dez, de Ana d'Angelo (2019) - https://amzn.to/3aqYK2k

Captain Fantastic: A espetacular trajetória de Elton John nos anos 1970, de Tom Doyle (2018) - https://amzn.to/3e9teYI

Eu, Elton John, de Elton John (2019) - https://amzn.to/34nYe2B

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W