Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Atingido por uma 'Fastball': o trágica e insólita morte de Ray Chapman

Em 16 de agosto de 1920, um dos dias mais tristes do beisebol, o famoso rebatedor tornou-se vítima de um arremesso fatal

Pamela Malva Publicado em 10/02/2021, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de Ray Chapman em campo - Divulgação/Youtube
Fotografia de Ray Chapman em campo - Divulgação/Youtube

Em meados de 1912, aos 21 anos, Ray Chapman não poderia estar mais animado para estrear na famosa Liga Principal de Beisebol. Criado em Illinois, o jovem tinha de tudo para se tornar um rebatedor renomado no Cleveland Naps, sua primeira equipe.

Oito anos depois, rumores já afirmavam que o fim da carreira do rebatedor estava mais próxima do que os fãs imaginavam. Amigo de grandes nomes do beisebol, como Ty Cobb, o jovem Ray também não esperava que seu fim estivesse tão próximo.

Naquele fatídico ano de 1920, no entanto, uma jogada inesperada foi muito além de definir o futuro do rebatedor no esporte. Na manhã do dia 16 de agosto, durante um jogo decisivo, Ray Chapman foi alvo de um arremesso que tirou sua vida.

Retrato de Ray Chapman /  Crédito: Biblioteca do Congresso

Um jogador promissor

Nascido em Kentucky, o jovem Ray era apaixonado pelo beisebol. Pouco antes do início da temporada de 1920, contudo, algo muito mais importante surgiu em sua vida: Kathleen Daly, além de apaixonante, era a promessa da família que ele sempre sonhou.

Com quase 30 anos, então, o mais novo rebatedor dos Cleveland Indians anunciou que iria se aposentar, para que pudesse casar com o amor de sua vida. Além dos planos para o futuro, ele ainda pensava em dedicar seu tempo aos negócios do futuro sogro.

O jogo do dia 16 de agosto de 1920, portanto, prometia muitos desfechos para a carreira do famoso rebatedor. Seria uma de suas últimas partidas antes da aposentadoria e, por isso, todos estavam ansiosos para assistir Ray em campo.

Fotografia de Carl Mays / Crédito: Biblioteca do Congresso

Uma partida intensa

Naquela manhã, os Cleveland Indians estavam prontos para jogar contra os New York Yankees. A partida aconteceria no Polo Grounds, um dos principais estádios de Nova York, famoso por sediar decisões tanto do beisebol, quanto do futebol americano.

Durante a partida, tudo parecia correr conforme o esperado e a rivalidade comum entre os times trazia o tom de adrenalina necessário para um bom jogo. Em cima das bases, Ray Chapman desempenhava o papel que conhecia há anos.

No meio de uma jogada, todavia, uma bola arremessada por Carl Mays, dos Yankees, foi em direção da cabeça de Ray. A imagem do equipamento se aproximando foi, provavelmente, uma das últimas cenas que o rebatedor viu em sua vida.

Fotografias de Ray Chapman e Carl Mays, respectivamente / Crédito: Wikimedia Commons

Uma cena de terror

De acordo com o próprio arremessador dos Yankees, que se apresentou à polícia após o ocorrido, ele jogou uma bola alta e com efeito, a chamada "Fastball". Em seguida, Carl se lembra de escutar um som oco, que pensava ter sido o taco do rebatedor.

Em segundos delirantes, Ray acompanhou o caminho que a bola fez até a primeira base do campo, mas caiu de joelhos logo em seguida. Foi apenas quando o árbitro Connelly chamou os médicos que Carl percebeu: o rebatedor estava sangrando.

Com uma fratura no crânio, Ray Chapman foi levado às pressas para o hospital, onde foi submetido a uma cirurgia. Responsável pelo procedimento, o Dr. TM Merrigan, diretor cirúrgico da instituição, ficou na sala de operação das 12h29 até 13h44.

Representação do momento após Ray ser atingido pela bola / Crédito: Divulgação

Uma péssima notícia

Segundo o cirurgião responsável, o golpe foi tão intenso que afundou o crânio do rebatedor. Durante a cirurgia, ainda descobriu-se que o choque fez com que o cérebro de Ray se chocasse contra o crânio, formando diversos coágulos de sangue.

Logo após o procedimento, realizado no mesmo dia do acidente, Ray foi internado para que pudesse se recuperar. O jogador, entretanto, não sobreviveu ao impacto e aos traumas causados pela bola. Ele faleceu às 4:40h da madrugada do dia 17 de agosto.

Às 10h da manhã da mesma data, a jovem Kathleen, que estava grávida de Ray, chegou ao Hospital St. Lawrence para visitar o marido. Quando se apresentou na recepção, todavia, ela recebeu uma das notícias mais devastadoras de sua vida.

Sepultura de Ray Chapman / Crédito: Wikimedia Commons

O luto de um esporte

Com o anúncio da morte de Chapman, Carl se entregou ao promotor público que cuidava do caso, mas acabou exonerado de toda culpa. Em homenagem ao rebatedor, os jogadores do Cleveland Indians usaram braçadeiras pretas pelo resto da temporada.

Morto aos precoces 29 anos, o Ray Chapman foi velado na Catedral de São João Evangelista e enterrado no cemitério Lake View, em Ohio. Ambas as cerimônias foram acompanhadas por fãs, amigos e familiares do jogador.

Até hoje, o rebatedor dos Cleveland Indians foi a única vítima de um arremesso tão devastador. Em meados de 1950, com a implementação dos capacetes no uniforme dos jogadores, a causa da morte de Ray ficou ainda mais distante da realidade.


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon: 

O algoritmo da vitória: Lições dos melhores técnicos esportivos do mundo para você aplicar em seu time, sua carreira e sua vida, de José Salibi Neto (2020 ) - https://amzn.to/2CqpUtJ

Psicologia do esporte, de Dietmar Samulski (2008) - https://amzn.to/2AVENUi

Fisiologia do Esporte e do Exercício, de W. Larry Kenney, David L. Costill e Jack H. Wilmore (2020) - https://amzn.to/315r0Wd

Esportes, de Daniel Tatarsky (2017) - https://amzn.to/3hMqrqb

História dos esportes, de Orlando Duarte Figueiredo (2004) - https://amzn.to/2YVFKnC

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W