Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Santos Dumont

Ausência de cozinha e escada curiosa: A casa de Santos Dumont tombada no Rio de Janeiro

A residência foi projetada pelo inventor, e conta com uma série de características peculiares

Ingredi Brunato Publicado em 27/08/2022, às 17h00 - Atualizado em 20/07/2023, às 13h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Montagem mostrando Santos Dumont e fotografia de sua casa - Divulgação/ Conhecendo Museus e Divulgação/ Domínio Público
Montagem mostrando Santos Dumont e fotografia de sua casa - Divulgação/ Conhecendo Museus e Divulgação/ Domínio Público

Alberto Santos Dumont (1873 - 1932) é um dos mais notórios inventores da história do Brasil. Conhecido como "o pai da aviação", ele construiu balões motorizados (também conhecidos como dirigíveis) e aeroplanos. 

Nascido em uma família abastada, Dumont recebeu uma herança importante de seu pai. Como não precisava se preocupar em trabalhar para ganhar dinheiro, o brasileiro pôde dedicar a vida ao seu interesse na aeronáutica. 

Sua invenção mais famosa, o 14-Bis, quebrou recordes de distância e velocidade em 1906. A máquina, que surpreendia por ser mais pesada que o ar, venceu o Prêmio Archdeacon, concedido pela primeira competição de aviação do mundo, ocorrida na França, segundo registrado pelos arquivos da Folha de São Paulo. 

Ilustração mostrando voo do 14-Bis / Crédito: Domínio Público

Ele decidiu se aposentar em 1910, aos 37 anos, após sofrer um acidente grave, em que caiu de uma altura de nada menos de 30 metros durante um de seus voos experimentais. O episódio deixou claro o quão arriscada a paixão de Santos por máquinas voadoras podia ser para sua saúde. 

Infelizmente, o fim da vida de Dumont foi um período difícil. O inventor era atormentado pelo conhecimento de que a tecnologia que ajudara a criar havia sido transformada em arma durante a Primeira Guerra Mundial (1914 - 1918), na forma dos aviões militares, e lutava contra a depressão. Ele faleceu em 1932, aos 59 anos, tendo cometido suicídio. 

Parte de um legado 

A última residência em que o pai da aviação morou é localizada na histórica cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro. Batizada de "A Encantada", a casa, que fica na chamada "Rua do Encanto", foi desenhada pelo próprio Dumont e construída em 1918 pelo engenheiro Eduardo Pederneiras, segundo informações repercutidas pelo portal Museus do Rio. 

Interior da casa / Crédito: Divulgação/ Reportagem/ Globo 

O impressionante local, cuja estrutura é repleta de detalhes curiosos projetados pelo criador do 14-Bis, é preservado até hoje, atraindo anualmente diversos turistas interessados em andar pelos mesmos cômodos que um dia foram habitados pelo inventor. 

A antiga casa de Santos foi doada à prefeitura de Petrópolis por seus herdeiros imediatamente após a sua morte, e a importância apenas aumentou ao longo dos anos. 

Em 1943, o município carioca, que comemorava então seu centenário de existência, transformou o local no chamado "Museu Casa de Santos Dumont". Já em 1952, A Encantada se transformou em um patrimônio tombado. 

Hoje em dia 

A residência do aeronauta possui diversos aspectos interessantes. As escadas, por exemplo, possuem degraus em formato de "raquete", que provocam um efeito curioso na locomoção: no caso da externa, a pessoa que quer subi-la é obrigada a pisar primeiro com o pé direito, e no caso da escada interna, é o pé esquerdo que deve liderar os passos.

Fotografia da escada externa / Crédito: Divulgação/ Conhecendo Museus 

O local possui ainda um chuveiro de água quente, conforme repercutido por uma matéria de 2020 da Gazeta do Sul. Aquecido por meio de álcool, o objeto foi construído com um balde esburacado que é dividido na metade para separar a água fria da quente. 

O chuveiro de Dumont / Crédito: Divulgação/ Reportagem/ Globo

Outra excentricidade é a ausência de uma cozinha, uma vez que Santos Dumont não gostava de preparar suas refeições, preferindo encomendá-las de um restaurante próximo.

Além da casa em si, vale mencionar a existência do anexo "Centro Cultural 14 Bis", que complementa o museu. Nele, os visitantes podem assistir um curta-metragem a respeito da vida do engenheiro. 

É relevante citar ainda a existência de uma preocupação com a acessibilidade no edifício, que inclui maquetes táteis e um catálogo em braile para que pessoas com dificuldades visuais também possam aproveitar a experiência.