Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / História

Aventuras na História comemora 18 anos com premiação para nomes da História e Ciência

Para celebrar o aniversário da primeira edição da revista impressa, o prêmio 'Descobertas do Ano' irá homenagear pesquisadores e estudiosos que, apesar das dificuldades encontradas na área, seguem oferecendo melhorias para a sociedade

Alana Sousa Publicado em 10/06/2021, às 17h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Arte do prêmio 'Descobertas do Ano' - Divulgação/Aventuras na História e Pixabay
Arte do prêmio 'Descobertas do Ano' - Divulgação/Aventuras na História e Pixabay

Desde 2003, a revista Aventuras na História busca evidenciar temas históricos e científicos e fazer um trabalho social para a população brasileira. Há 18 anos, os esforços são dedicados a relembrar o passado para que o presente e o futuro do país sejam melhores.

“Aqueles que não podem lembrar o passado estão condenados a repeti-lo”, disse um dia o filósofo e poeta George Santayana. De fato, é necessário relembrar dos tempos difíceis para que jamais caiam em esquecimento, ainda que sejam doloridos.

O passado e o presente

Do Holocausto, pandemia da Gripe Espanhola e a ditadura militar: cada vez mais esses temas se mostram presentes em detalhes que se assemelham aos anos que ficaram para trás. A AH (apelidada assim pelos fiéis leitores) se empenha a trazer informações relevantes de maneira didática e acessível a cada vez mais pessoas.

Dia D: um dos mais importantes momentos da História /Crédito: Imagem de WikiImages por Pixabay

Não só momentos decisivos do passado, mas também curiosidades atuais, artes, música, literatura, cinema, e momentos da era contemporânea ganharam espaço no veículo, que busca abranger de forma leve assuntos de interesse público no Facebook, Instagram, YouTube e TikTok.

Porém, com a chegada da pandemia é quase impossível que um dia se passe sem mencionar tais assuntos que antes pertenciam a um público segmentado. Assim, o esforço em enfatizar a importância da Ciência e combater as fake news tem sido cada vez mais presente.

Valorizando a Ciência 

Após a divulgação de dezembro de 2020 de que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações sofreria uma perda de 34% de sua verba, diminuindo de 3,6 bilhões para 2,7 bilhões de reais, a comunidade científica sofreu uma nova derrota.

Mesmo com a insistência para agilizar a produção de vacinas contra a Covid-19 e novos estudos sobre doenças e epidemiologia, o corte foi aprovado em pela crise sanitária — uma das maiores que a humanidade contemporânea já viveu.

Assim veio a ideia de criar uma premiação e homenagear pesquisadores e estudiosos que lutam contra as dificuldades impostas sobre suas áreas e continuam a oferecer melhorias para a sociedade, além de se mostrarem implacáveis na luta contra a pandemia da Covid-19.

Imagem de Engin Akyurt por Pixabay

Misturando categorias cujos indicados serão escolhidos pela redação e outras que ficarão totalmente nas mãos do público, o prêmio 'Descobertas do Ano' comemora o aniversário de 18 anos da primeira edição da revista impressa e utiliza de tempos sombrios para ressaltar nomes relevantes do Brasil.

A data é marcada por novos projetos da Aventuras na História: um podcast mensal narrado pela especialista em História da Moda, Laura Wie; animações em parceria com a Openthedoor Estúdio e também vídeos de grandes nomes da História através da série 'Aventuras em 1 Minuto'. Mas não é só isso.

As categorias

Entre as categorias escolhidas pela redação estão: 'Historiador do ano', 'Youtuber do ano', 'Autor infantil do ano', 'Escritor do ano', 'Descoberta do ano', 'Obra do ano' e 'TikToker do ano'. Após a finalização da primeira parte, os finalistas irão disputar o prêmio pelo voto público.

Já nas categorias indicadas pelos leitores, estão: filme do ano baseado em fatos, série do ano baseada em fatos reais e documentário do ano. As indicações abertas serão uma forma de aproximar o leitor com a AH, visto que os assuntos mencionados são recorrentes em matérias publicadas no site. Assim, você poderá indicar o seus favoritos através de uma publicação que será lançada no feed do Instagram e Facebook da Aventuras na História. 

Quanto aos vencedores, eles serão anunciados através de um vídeo muito especial, numa data ainda a ser divulgada. Além da comemoração entre os indicados, a equipe da AH e os leitores, a cerimônia homenageará grandes nomes que se destacam na luta contra os efeitos devastadores do novo Coronavírus. 

O ano será de comemoração e entendimento sobre as áreas decisivas para uma sociedade e país melhor.

Abaixo, você confere a animação 'A moda antes e depois de Gabrielle Chanel, com narração e roteiro da especialista em História da Moda, Laura Wie e a arte da Openthedoor Estúdio.