Matérias » Cultura

Barbie 60 anos: A trajetória da boneca mais famosa do mundo

Lançada em 1959, a primeira boneca adulta se tornou uma verdadeira instituição, tentando acompanhar os tempos

Bianca Nunes e Thiago Lincolins Publicado em 09/03/2019, às 13h00

None
- Pixabay

Loira, olhos azuis, cintura fina e seios grandes. Com corpo e rosto de modelo, a boneca Barbie (de nome completo Barbara Millicent Roberts) sintetizou o sonho americano de consumo, status e beleza. Lançada em 1959, numa época em que a mulher se limitava a cuidar da casa, Barbie era jovem, solteira e sem filhos - a primeira boneca adulta da história do brinquedo.

Seu sucesso foi imediato – a ponto de ser considerada um ícone da cultura pop – e logo ela passou a ter um guarda roupa completo e aprendeu profissões. Também antecipou a onda das top models quando ganhou vestidos exclusivos de grifes como Dolce & Gabbana, Calvin Klein, Versace e Giorgio Armani. Depois vieram mansão, carro, piscina... e problemas sentimentais.


Barbie com vestido exclusivo da marca Versace / Mattel

Em 2004, ela rompeu um namoro de 43 anos com Ken e passou a ser vista na companhia do boneco Blaine, um surfista australiano. Mesmo depois de muitos anos, a boneca ainda é objeto de desejo de colecionadores no mundo inteiro. Pode não vender tanto quanto antigamente, mas ainda é o sonho de consumo da maioria das meninas - A Mattel, empresa que fabrica o brinquedo, já vendeu mais de um bilhão de cópias da boneca no mundo, tornando-se a maior e mais lucrativa linha da empresa.


Personalidades múltiplas

Ao longo de sua história, o brinquedo se reinventou diversas vezes

1959 - MORENA


Reprodução / Mattel

Elliot e Ruth Handler, donos da empresa de brinquedos Mattel, encomendam uma boneca ao designer Jack Ryan (1926-1991). Ela é batizada com o nome de uma das filhas do casal. A primeira Barbie vem nas versões loira e morena e mede 29 centímetros. Logo no primeiro ano são vendidos 350 mil exemplares.


1965 - ASTRONAUTA


Reprodução / Mattel

Surgem as primeiras bonecas com pernas dobráveis, uma inovação que passa a ser aplicada a todos os modelos produzidos desde então. Ainda no mesmo ano, ela aparece vestida com uniforme da Nasa.


1967 - MODERNINHA


Reprodução / Mattel

O brinquedo entra na onda do ideal feminino do momento, lançado pela modelo inglesa Twiggy: maquiagem tipo boneca, silhueta fina e roupas indisciplinadas. A Barbie Twiggy tem botas amarelas e vestido curto listrado. E a Mattel já aparece na lista das 500 maiores empresas dos Estados Unidos.


1977 - PRODUZIDA


Reprodução / Mattel

Surge a Barbie SuperStar, com traços mais suaves. No ano anterior, um exemplar da boneca havia sido colocado em uma cápsula a ser aberta em 2076. Foi uma forma de documentar um ideal de mulher. 


1985 - EXECUTIVA


Reprodução / Mattel

Com computador, calculadora e cartão de crédito, ela entra no mundo dos negócios usando tailleur rosa, bolsa rosa, cachecol rosa. Uma exposição com 600 modelos viaja pela França e por nove cidades americanas. Ao fim da turnê, é apresentado um quadro do artista Andy Warhol em sua homenagem.


1989 - FASHION


Reprodução / Mattel

A boneca mais famosa do mundo ganha sala de música, bangalô tropical e jipe de safári. No aniversário de 30 anos, surge uma edição especial com 1200 exemplares. Estilistas famosos, como Versace, criam modelos exclusivos.


1992 - CABELUDA

Reprodução / Mattel

Com cabelos até os calcanhares, a edição de cabelo ultracomprido vende quase 2 milhões de unidades. Nesse ano, ela também é sereia, candidata às eleições presidenciais e membro da Marinha americana.


1997 - MOTOQUEIRA

Reprodução / Mattel

As vendas batem recorde no mundo: 1 bilhão de exemplares no ano. Os destaques dessa época ficam para a Barbie Harley-Davidson e para a coleção Barbie bailarina.


2009 - ÍCONE


Reprodução / Mattel

Como parte das celebrações de seus 50 anos de vida, a Barbie ganha uma versão comemorativa em homenagem à Estátua de Liberdade. O modelo é apresentado na feira de Basel, na Suíça.


2016 - SEM PADRÕES


Reprodução / Mattel

A linha Fashionistas, lançada em 2016, representou uma evolução na trajetória da Barbie. Sem padrões corporais, as bonecas apresentam sete tons de pele, 22 cores de olhos e 24 penteados.