Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Índia

Bebidas alcoólicas adulteradas mataram mais de 20 pessoas na Índia

O inacreditável caso, que foi divulgado nesta semana, segue em investigação pelas autoridades locais. Entenda!

Redação Publicado em 02/06/2021, às 15h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de bebidas alcoólicas - Divulgação/Pixabay/DariuszSankowski
Imagem ilustrativa de bebidas alcoólicas - Divulgação/Pixabay/DariuszSankowski

No último domingo, 30, a agência de notícias AFP publicou uma reportagem sobre um misterioso — e triste — caso que chamou a atenção das autoridades na Índia. As informações são do UOL.

Segundo divulgado na publicação, a polícia do estado indiano de Uttar Pradesh informou que pelo menos 25 pessoas morreram na região. A causa da morte, entretanto, é o que vem causando dúvidas.

Os policiais que investigam o caso revelaram que as vítimas faleceram após ingerir bebidas alcóolicas adulteradas. De acordo com informações publicadas nesta quarta-feira, 2, pela agência de notícias chinesa Xinhua, autoridades de saúde no estado de Uttar Pradesh informaram que o número de mortes foi atualizado, agora, já são 35 mortes causadas pelas bebidas tóxicas.

Imagem da ilustrativa da silhueta de uma pessoa bebendo álcool / Crédito: Divulgação/ Pixabay / Rutha Copley

Ainda segundo os responsáveis pelo cuidado das vítimas, muitas pessoas continuam internadas em decorrência da ingestão do líquido adulterado, mas, até o momento o número de internações ainda não foi divulgado.

Investigações 

Agora, o que a polícia indiana procura saber são os motivos pelos quais as bebidas estavam adulteradas e qual combinação causou tais mortes. Outro ponto a ser investigado é a procedência das bebidas alcoólicas.

De acordo com a AFP, na ocasião, dez pessoas foram presas pela venda da bebida. Segundo revelado pela Xinhua, com as investigações, a polícia local concluiu que as vítimas compraram os líquidos adulterados uma loja comandada por dois irmãos, em Uttar Pradesh.

A agência informou que horas após o consumo, algumas pessoas começaram a se queixar de mal-estar e apresentaram sintomas como vômito. A situação foi se agravando conforme o tempo passava, levando às internações e mortes.

Com os casos, as autoridades enviaram equipes para os vilarejos de Uttar Pradesh, com o objetivo de alertar a população, pedindo para que o consumo de bebidas alcoólicas compradas há uma semana, seja imediatamente interrompido.

Tema recorrente 

O recente caso levanta uma questão problemática que vem sendo discutida há um longo tempo na Índia: a produção de bebidas alcóolicas em destilarias clandestinas, ou seja, estabelecimentos que não tem autorização para funcionar.

A reportagem revela que, infelizmente, mortes espúrias causadas pelo consumo de bebidas alcóolicas adulteradas, não são incomuns no país. De acordo com um levantamento das autoridades de saúde locais, cerca de cem pessoas morrem anualmente por esse motivo na Índia.

Imagem ilustrativa de ambulância saindo de um cemitério na Índia, em março de 2020 / Crédito: Getty Images 

Segundo dados da International Spirits and Wine Association of India, revelados pela AFP, dos 5 bilhões de litros de álcool consumidos por ano no país, quase 40% provêm de destilarias ilegais.

Além disso, a internação dessas vítimas acontece em um momento que a Índia enfrenta um verdadeiro colapso em seu sistema de saúde, em meio ao aumento de casos e, consequentemente, de mortes em decorrência do novo coronavírus.

Com a segunda onda da Covid-19, os casos de infecção no país já somam 28,3 milhões e o número de óbitos em decorrência do vírus já passa de 334 mil. As informações atualizadas foram divulgadas por órgãos de saúde.


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Hemoterapia e doenças infecciosas, de Nelson Hamershclak (2014) -  https://amzn.to/2H0qjW2

Medicina Macabra, de Morris Thomas (2020) - https://amzn.to/2RzES5S

Medicina Dos Horrores: A História De Joseph Lister, O Homem Que Revolucionou O Apavorante Mundo Das Cirurgias Do Século XIX, de Lindsey Fitzharris (2019) - https://amzn.to/2uEVDDw

Cambridge - História da Medicina, de Roy Porter (2008) - https://amzn.to/38ZeyHN

Doenças que mudaram a história, de Guido Carlos Levi (2018) - https://amzn.to/33woA1R

A grande mortandade, de John Kelly (2011) - https://amzn.to/2vsqnZa

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W