Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Phineas P. Gage, o homem que teve uma barra de ferro atravessada em seu crânio — e sobreviveu

Em setembro de 1848, um traumático incidente marcou a vida do trabalhador ferroviário para sempre

Joseane Pereira Publicado em 13/10/2020, às 15h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Phineas P. Gage e como ficou seu crânio após o acidente - Wikimidia Commons
Phineas P. Gage e como ficou seu crânio após o acidente - Wikimidia Commons

Em 13 de setembro de 1848, o construtor de ferrovias norte-americano Phineas P. Gage teve uma barra de ferro atravessada em seu crânio. Enquanto usava um aparelho para compactar o pó explosivo nas rochas onde trabalhava, uma faísca acabou sendo provocada, acendendo os explosivos que impulsionaram o objeto de trabalho em seu crânio. Entretanto, ele acabou, inesperadamente, sobrevivendo ao incidente.

Evento traumático

Pesando cerca de 7 quilos, a haste entrou pela face esquerda de Gage e atravessou o topo de sua cabeça, destruindo parte do lobo frontal. Mais tarde, o objeto foi encontrado a trinta metros do local da explosão. E o jovem Phineas, de apenas 25 anos, foi levado às pressas para receber atendimento médico.

[Colocar ALT]
Reconstrução do incidente de Phineas P. Gage / Crédito: Getty Images

Entretanto, o Dr. John Harlow acabou piorando a situação: usando os dedos para remover os fragmentos de metal do crânio, ele acabou infectando a ferida e fazendo o trabalhador entrar em estado de semi-coma.

Mas, apesar de quase não ter mais esperanças, ele acabou se recuperando e retornando à sua residência em New Hampshire.

Entretanto, as consequências estariam por vir: Gage acabou mudando seu comportamento, perdendo a capacidade de socializar e tendo atitudes mais grosseiras e vacilantes.

Seus colegas de trabalho e amigos passaram a afirmar que ele "não era mais Gage", e a empresa ferroviária se recusou a recebê-lo de volta devido à sua condição mental.

Gage acabou indo trabalhar em um estábulo de New Hampshire. Esse e outros trabalhos menos pesados que o anterior restauraram um pouco de sua sanidade mental, e ele começou a agir de maneira mais sociável.

Falecendo aos 35 anos devido a convulsões causadas pelo trauma, Phineas Gage ficou lembrado na História como uma figura chave nos estudos de neuropsicologia, consolidando a ideia de que o córtex frontal era responsável por mudanças de caráter.

Em 1867 seu corpo foi exumado, e seu crânio — assim como a haste que o atravessou — estão agora no Museu Anatômico Warren da Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard.


+ Saiba mais sobre o incidente de Phineas P. Gage através das obras abaixo: 

Phineas Gage: A Gruesome But True Story about Brain Science, de John Fleischman (2004) - https://amzn.to/2Z9RLpf

La Vida Eterna De Phineas Gage, de Francisco Aravena (Ebook) - https://amzn.to/2EBg06k

Swearing Is Good For You: The Amazing Science of Bad Language, de Emma Byrne (Ebook) - https://amzn.to/2tF5toz

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W