Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Bruce Lee

A mulher que foi injustamente envolvida na morte de Bruce Lee

Apontada como amante, a atriz foi injustamente envolvida na engimática morte do astro Bruce Lee

Redação Publicado em 04/06/2020, às 16h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bruce Lee e a atriz Betty Ting Pei - Divulgação
Bruce Lee e a atriz Betty Ting Pei - Divulgação

O astro das artes marciais, Bruce Lee, conheceu a esposa, Linda Lee, na Garfield High School, em Seattle, Washington, durante o Ensino Médio. Naquela época, o jovem apaixonado já dava sinais de seu futuro — ironicamente, ele já era professor de Kung Fu.

Lee deixou a High School de lado e passou a lecionar na Universidade de Washington, onde a amada também começou a estudar. Assim foi possível para ambos manter os laços do relacionamento. Até que finalmente os dois se casaram em 17 de agosto de 1964. No entanto, foi com a morte do ator que surgiu um boato na imprensa, envolvendo atriz twainesa Betty Ting Pei, que foi apontada como amante de Bruce Lee.

Cerca de um ano antes de falecer, Bruce Lee teria tido um caso fora do casamento. A amante seria Betty Ting Pei, famosa atriz que na década de 1970, chegou a fazer mais de 30 filmes.

A morte do ator

Bruce Lee, com seus 32 anos, estava, em 20 de julho de 1973, na casa da atriz quando faleceu. Antes, se encontraram com o produtor Raymond Chow para falar sobre a produção do filme "Jogo da Morte". Após o jantar, se queixara de dores de cabeça, tirou uma soneca profunda. Nunca mais ele acordaria. E quando o socorro médico foi acionado era tarde.

Resultados da autópsia do cadáver revelaram que a morte ocorreu por conta de uma alergia, fruto da ingestão do analgésico que Bruce Lee tinha tomado, antes dele adormecer. Mais tarde, porém, se levantou a hipótese de um aneurisma, já que o cérebro do astro estava inchado. 

Bruce Lee / Crédito: Wikimedia Commons 

No entanto, diferentes versões sobre o óbito começaram a circular. Uma delas defendia que Bruce estava sob o efeito de drogas e teria morrido por overdose. Já outra, dizia que ele tinha falecido por conta de um choque térmico. 

A questão da vez é que, por conta do trágico óbito, veio à tona a existência de Betty Ting Pei, e a relação entre ambos fez com que a atriz fosse denominada amante. Eventualmente, um verdadeiro escândalo começou na mídia.

Além disso, teorias conspiratórias diziam até que a atriz teria sido a responsável por matar o ator de descendência asiática, algo que nunca foi comprovado ou até mesmo levado a sério. Com o cenário, o Sunday Morning Post repercutiu, em 2003, que a atriz passou a viver uma vida reclusa, afinal, pensou que muitos a queriam 'morta'.

"Ele morreu ao meu lado, eu tinha apenas 26 anos, uma jovem. Você acha que eu não estava com medo? Ninguém me ajudaria. Senti que todos queriam que eu morresse", explicou a atriz durante entrevista ao Sunday Morning Post, em 2003.

Bruce Lee em A Fúria do Dragão (1972) / Crédito: Divulgação 

Betty se posiciona

Em 2014, aos 67 anos de idade, a atriz desmentiu ao programa chinês A Date With Lu Yu as teorias conspiratórias que cercavam a morte do astro do Kung Fu, como repercutido pelo AsiaOne via Sina.com. Segundo Betty, de acordo com o site Hype, o ator já estava doente há tempos antes de morrer.

Além disso, ela disse que Raymond Chow, um produtor de cinema, anunciou à mídia o óbito e afirmou que Bruce se encontrava em casa com a esposa no momento em que faleceu. Na época, a família da esposa de Bruce, Linda, não achava uma ideia positiva que a mídia pudesse informar que o ator se encontrava na casa de uma amiga no momento de sua morte. 

Muito se desconfiou e alimentou boatos. Betty se sentiu prejudicada, e disse que sofreu muita pressão por causa de todos os rumores. "[O óbito de Bruce Lee] foi um grande golpe para mim. Eu estava com medo da morte e dos fantasmas. Eu não sabia o que fazer e não havia ninguém para me ajudar", descreveu ela.

"Experiência é o mais importante. O dinheiro nunca pode comprá-lo. Uma vez que tive a sensação de que o mundo inteiro queria que eu morresse, tive que sobreviver. Eu me senti mal, mas estou tão feliz que finalmente posso me libertar. Tenho que explicar para as pessoas que não sou o que elas pensam", explicou a atriz, que anunciou que escreveria um livro.

Outra teoria

Em 2023, um artigo escrito e publicado na Clinical Kidney Journal sugere que o edema cerebral do grande ator foi motivado por hiponatremia — ou seja, uma condição em que o corpo retém tanta água, que o nível de sódio no sangue se torna perigosamente baixo. Simplificando: os rins de Bruce Lee se tornaram incapazes de excretar a quantidade de água ele ingeria, de acordo com a Rolling Stone Brasil.

Ao mesmo tempo, outros fatores apontados pelos cientistas favorecem a teoria, como a própria dieta de Bruce naquela época: muitos sucos e bebidas proteicas, assim como o uso de maconha (responsável por aumentar a sede do usuário).

"Em resumo, Lee tinha múltiplos fatores de risco que predispunham à hiponatremia resultante da interferência nos mecanismos de homeostase da água que regulam tanto a ingestão quanto a excreção de água", detalha o artigo.

Nossa hipótese é que Bruce Lee morreu de uma forma específica de disfunção renal: a incapacidade de excretar água suficiente para manter a homeostase da água. Ironicamente, Lee tornou famosa a frase 'seja água, meu amigo,' mas o excesso de água parece tê-lo matado", finaliza a pesquisa.