Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Curiosidades

Binti Jua, a gorila que resgatou uma criança em sua jaula

A atitude da primata surpreendeu a todos quando salvou aquela criança indefesa, em uma ação empática e instintiva

Giovanna de Matteo Publicado em 25/10/2020, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A gorila Binti Jua salva um menino que caiu em sua jaula - Reprodução
A gorila Binti Jua salva um menino que caiu em sua jaula - Reprodução

Binti Jua não é um gorila como os outros. Fêmea e com instinto de proteção, se tornou famosa no ano de 1996, quando uma criança de apenas três anos de idade caiu na jaula dos gorilas no zoológico Brookfield, em Chicago, EUA.

A queda do menino foi perigosa, afinal, ele acabou parando no fosso onde ficavam os animais, e quando chegou ao chão bateu sua cabeça em pedras, desmaiando instantaneamente. Um cenário de caos.

Todos os visitantes que estavam no local presenciaram a cena horripilante e ficaram abismados. O pânico se instalou quando um gorila começou a se aproximar do menino. Naquele instante, todos estavam com medo do comportamento do animal perante aquela criança indefesa, no entanto, mal imaginavam o que estaria por vir.

O gorila Binti Jua salva um menino que caiu em sua jaula / Reprodução

Ignorando os gritos de medo das pessoas, a gorila Binti Jua, contrariando o que todos estavam esperando, chegou perto da criança de maneira calma. Sabendo da fragilidade daquele ser e com uma mente já maternal, o segurou no colo e assustou os outros primatas para que se distanciassem deles. Em seguida, foi até a porta em que os tratadores e funcionários do zoológico tinham acesso.

O animal ficou em frente ao portão enquanto balançava o menino para chamar a atenção, esperando que viessem resgatá-lo. Até que ouviu o barulho dos cuidadores abrindo a porta.

Ela rapidamente entendeu que era hora de se despedir: o animal, que na época tinha 8 anos, colocou gentilmente o menino deitado no chão em frente ao portão. Quando percebeu que ele estava seguro, se afastou e deixou que os funcionários fizessem o resto da missão.

Após o episódio, a criança se recuperou e pôde voltar para os braços de seus pais. A ação de Binti Jua impressionou a todos, que se perguntavam se ela já havia sido treinada para agir desse modo. Entretanto, o primatologista Frans de Waal confirmou que a atitude não passava de uma demonstração de empatia animal e também instintiva.


+Saiba mais sobre o reino animal por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Ocean: A Visual Encyclopedia, de DK Publishing (2015) - https://amzn.to/31L941I

Animals: A Visual Encyclopedia, de DK Publishing (2012) - https://amzn.to/33TNk6r

Life Lessons from the Heart of Horses: How Horses Teach Us About Relationships and Healing, de Kathy Pike (2021) - https://amzn.to/31JdYMA

Animal Kingdom: A Collection of Portraits, de Randal Ford (2018) - https://amzn.to/33QdKWN

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W