Matérias » Personagem

Bobby Dunbar: a bizarra história do menino que desapareceu e foi trocado por outra criança

Ocorrido nos EUA, o caso ainda chama atenção e permanece sem solução há exatos 108 anos

Joseane Pereira Publicado em 01/09/2020, às 10h46

Julia Anderson e seu filho
Julia Anderson e seu filho - Domínio Público

Em 23 de agosto de 1912, a família Dunbar entrou em desespero. Em uma viagem tranquila ao Lago Swayze, na Louisiana, o pequeno Bobby de apenas quatro anos, filho mais novo do casal, acabou desaparecendo. Após os pais Lessie e Percy Dunbar procurarem em todos os lugares, eles acabaram acionando a polícia e iniciando uma história surpreendente.

A polícia iniciou uma busca frenética no lago, dissecando jacarés e jogando dinamite na água, à espera de algum vestígio do menino. Enquanto isso, o país inteiro assistia às buscas. Mas nenhum dos esforços resultou na localização do corpo.

Então, oito meses depois, um garotinho com a descrição de Bobby foi encontrado no estado do Mississipi. Ele estava junto a um trabalhador braçal chamado William Cantwell Walters, que alegava que seu nome era Charles Bruce Anderson e ele era filho de seu irmão com uma mulher chamada Julia Anderson.

Segundo ele, o garoto tinha sido deixado sob seus cuidados por Julia, enquanto ela saía para procurar emprego. Apesar de a história ter sido confirmada por moradores locais, Walters acabou sendo preso e a criança foi levada sob custódia.

O menino criado como Bobby Dunbar, em 1913 / Crédito: Wikimedia Commons

 

O encontro

Enquanto umas testemunhas alegam que ao ver Lessie Dunbar, a pequena criança gritou “mãe”, outras afirmam que o casal hesitou em confirmar que o menino era filho deles. Mas, após levar a criança para casa e banhá-la, Lessie afirmou ter encontrado sinais no corpo que confirmavam a hipótese. Então, a polícia permitiu que ele ficasse com o casal.

Dias depois, Julia Anderson apareceu reivindicando a maternidade da criança. Apesar de alegar incerteza em algumas ocasiões, ela insistiu que o garoto identificado como Bobby Dunbar era, na verdade, seu filho Bruce Anderson. Mas, incapaz de pagar uma batalha judicial e tendo a opinião pública contra ela, Julia acabou voltando sozinha para sua casa na Carolina do Norte.

Walters foi condenado por sequestro e passou dois anos na prisão. Bobby, que se adaptou bem à sua família, cresceu e se casou, tendo quatro filhos e falecendo em 1966. Durante a vida, ele afirmava ter certeza que era Bobby Dunbar.

Teste final

Em 2004, o filho de Dunbar consentiu em fazer um teste de DNA. Sua filha, Margaret Dunbar Cutright, queria provar de uma vez por todas que o avô era quem dizia ser. Entretanto, Bob Dunbar Jr. não estava relacionado a nenhum membro da família.

O garoto reivindicado anos atrás era de fato Bruce, filho de Julia Anderson. A família Anderson ficou emocionada ao perceber que o teste justificava suas reivindicações. E quanto ao verdadeiro Bobby Dunbar, seu destino permanece desconhecido até hoje.


Conheça outros episódios semelhantes através de obras disponíveis na Amazon Brasil.

3096 dias, de Natascha Kampusch - https://amzn.to/32StRj3

Vidas Sem Defesa Desaparecimento, rapto e abuso de crianças em Portugal, de Gonçalo Amaral - https://amzn.to/2pTYQNb

A criança no tempo, de Ian McEwan - https://amzn.to/34a7lm5

O Que Aconteceu Com Annie, de C. J. Tudor - https://amzn.to/36d797p

O casal que mora ao lado, de Shari Lapena - https://amzn.to/32UgP4M

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du