Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Bodkin

Bodkin: Novo mistério da Netflix é inspirado em história real?

Nova série da Netflix, Bodkin acompanha é focada em um grupo de podcast que tenta desvendar um mistério sombrio em uma pequena cidade da Irlanda

Cena de 'Bodkin', nova série da Netflix - Reprodução/Netflix
Cena de 'Bodkin', nova série da Netflix - Reprodução/Netflix

Na última quinta-feira, 9 de maio, chegou à Netflix uma nova série de mistério que já vem figurando entre as 10 produções mais assistidas entre os brasileiros: 'Bodkin'. Centrada em um podcast sobre crimes reais — como muitos famosos e já populares na mídia atual —, a produção com sete episódios é ambientada em uma pequena cidade na costa da Irlanda, que dá nome à obra.

"Uma jornalista teimosa se alia contra a sua vontade a um podcaster e formam uma equipe para investigar desaparecimentos misteriosos em um caso estranho em uma cidadezinha irlandesa que tenta deixar o passado enterrado, e está cheia de segredos terríveis", destaca a sinopse da série.

Criada pelo escritor britânico Jez Scharf, e parcialmente dirigida por Bronwen Hughes, a série vem conquistando o público com uma boa mistura entre comédia e mistério. Em seu elenco, destacam-se Will Forte como o podcaster profissional Gilbert; Robyn Cara como sua assistente, Emmy; e Siobhán Cullen como Dove, uma jornalista investigativa que está fugindo de seu passado sombrio.

Mas afinal, 'Bodkin' é inspirada em alguma história real? Confira!

História real?

Por mais que sejam conhecidos podcasts de vários lugares do mundo que cercam crimes reais, e que até mesmo, às vezes, ajudam na solução do caso, é possível adiantar: 'Bodkin' não se inspira em nenhuma história real em particular. E isso vai desde os eventos em torno de seus personagens principais, até mesmo à cidade de Bodkin, que é ficcional, segundo o Screen Rant.

+ Caso de assassinato que ocorreu há 40 anos é solucionado após podcast

Porém, a série ainda chama atenção por sua veracidade nos temas e abordagens, o que não é à toa: praticamente todo o seu elenco e coadjuvantes são irlandeses ou de alguma outra parte do Reino Unido.

Cena de 'Bodkin' / Crédito: Reprodução/Netflix

Além disso, embora não seja confirmado, também é possível que pelo menos um pouco a narrativa de 'Bodkin' tenha se inspirado no podcast 'West Cork', que também explorou um assassinato não resolvido na Irlanda, mas na pequena cidade de Schull.

Podcasts

Ainda no trailer de 'Bodkin', podemos ver a mensagem de que a série é "baseada em uma história verdadeira... ouvida em um pub". Essa é apenas uma piada, pois o produtor executivo Alex Metcalf já confirmou ao Tudum que a produção "não é uma história real, nem um lugar real. É uma cidade falsa, um lugar falso. Todas são pessoas falsas. O mistério em si, nós trabalhamos duro para encontrar algo que não seja semelhante a uma história de crime real".

Emmy (Robyn Cara), Doce (Siobhán Cullen) e Gilbert (Will Forte) em 'Bodkin' / Crédito: Reprodução/Netflix

Mesmo assim, é inegável que 'Bodkin' captura com precisão o senso realista e até sensacionalista de muitos desses podcasts sobre assassinatos e outros crimes da vida real, que podem ser desde macabros contando suas histórias, e até mesmo satíricos; sem mencionar o potencial de tornar pequenas cidades e as vidas de algumas pessoas, vítimas ou criminosos, em um completo caos.

De qualquer forma, 'Bodkin' é uma narrativa intrigante e divertida, que vale a pena sua assistida na plataforma da Netflix, estando em oitavo lugar entre as séries mais assistidas de hoje pelos brasileiros, e pode apresentar mais do mundo do podcasting profissional e investigativo.