Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Curiosidades

Bola de fogo e árvores destruídas: o dia em que o impacto de um asteroide atingiu a Sibéria

Durante o Evento Tunguska, a energia como resultado da explosão era 185 vezes maior que a da bomba que atingiu Hiroshima

Giovanna de Matteo Publicado em 04/10/2020, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Foto meramente ilustrativa de um meteorito - Pixabay
Foto meramente ilustrativa de um meteorito - Pixabay

Era uma manhã comum no dia 30 de junho de 1908 quando um enorme asteroide explodiu na atmosfera do planeta Terra. O estrondo aconteceu a apenas 6km da superfície, em uma região da Sibéria distante dos centros urbanos, perto do Rio Tunguska, do qual o evento levou o nome.

A explosão foi tão grandiosa que estudiosos apuraram que o asteroide tenha atingido o correspondente a 185 vezes do impacto direto da bomba de Hiroshima. Por dias o céu ficara iluminado e milhares de árvores naquela área foram derrubadas por conta da coalizão.

Somente 19 anos depois do evento é que descoberto o motivo daquele acontecimento tão raro. Em 1921, Leonid Kulik, curador do acervo de meteoritos do museu de São Petesburgo, na Rússia, decidiu abrir uma pesquisa de campo a respeito, onde liderou uma expedição até Tunguska. Infelizmente, as condições climáticas do local impediram que ele e a equipe conseguissem chegar até o ponto da explosão.

Não contente com as provações, ele voltou em 1927, e finalmente conseguiu chegar onde queria. No início, os nativos da área se recusaram a falar com Kulik - para eles, o evento se tratava de um evento sobrenatural, onde o deus Ogdy se materializou, e teria amaldiçoado suas terras. Mas, após insistir muito, as testemunhas que presenciaram o episódio começaram a contar sobre o que teriam visto naquele dia em 1908.

Os relatos que coletava condiziam com as ondas sísmicas registradas pela Inglaterra na época. Também se falava sobre os tremores da Terra e sobre o céu. Após uma forte luz, que durou 1 minuto, uma grande explosão foi responsável pela destruição de janelas e a derrubada de inúmeras árvores.

"O céu estava dividido em dois e, acima da floresta, toda a parte norte do céu parecia coberta de fogo", afirmou uma das pessoas que presenciou o impacto.

As evidências ainda permaneciam lá: era possível encontrar cerca de oito milhões de árvores caídas na horizontal, deitadas em um padrão aureolar - que apontavam quase que em perfeita sincronia para o epicentro da explosão. 37 anos depois, o mesmo tipo de padrão iria ser registrado em Hiroshima

As árvores caídas de Tunguska, 1927 / wikimedia commons

Depois de muita pesquisa, a teoria mais condizente passou a ser a de que uma grande rocha espacial de aproximadamente 36 metros entrou na atmosfera da Sibéria e explodiu no céu.

Sua velocidade perante a queda teria sido impressionantes 53 mil km/h, atingindo uma temperatura de 24 mil ºC. Também foi descoberto que não havia rastros da cratera, pois a maior parte dos fragmentos do corpo celeste teriam sido consumidos ao cair.

Eventualmente, estima-se que o episódios como o de Tunguska possam acontecer a cada 300 anos.


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Soyuz 1: The Death of Vladimir Komarov, por Asif Siddiqi e Christopher Gainor (2020) - https://amzn.to/36B4N2O

Moonshot: The Flight of Apollo 11 (Edição Inglês), de Brian Floca (2019) - https://amzn.to/2XA5LK0

Céus abertos, mentes fechadas: Pela primeira vez, um homem do governo, expert em óvnis, fala sobre o assunto, de Nick Pope (2011) - https://amzn.to/3chIAJh

O Enigma UFO: Conheça a Verdadeira História de OVNIS, ET´s, Alienígenas, Óvnis, Discos Voadores, Aliens, Abduções, Ufologia e a Agenda Secreta Para o Planeta Terra, de Steven Lawrence (Ebook) - https://amzn.to/35JxvOC

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

 Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W