Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Entretenimento

Boni se arrepende de ter recusado 'Pantanal' na Globo: 'Foi um erro'

O sucesso da Rede Manchete na década de 1990 foi oferecido a rival sete anos antes outro nome; confira!

Wallacy Ferrari Publicado em 14/03/2022, às 12h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de Juma na capa do disco "Pantanal", de 1990 - Divulgação / Bloch
Imagem de Juma na capa do disco "Pantanal", de 1990 - Divulgação / Bloch

Com diversos anúncios da esperada estreia no próximo dia 28 ao longo da programação da TV Globo, a divulgação do remake de 'Pantanal' contrasta com a primeira vez que a emissora recebeu o roteiro que foi responsável colocar a extinta Rede Manchete na liderança isolada em 1990.

Originalmente oferecido a TV Globo em 1983, sete anos antes do êxito na concorrência, a recepção foi bem diferente que a aprovação pública.

Na época chefiando a emissora carioca, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, foi quem revelou o desinteresse da direção em prosseguir com o projeto, originalmente apresentado com o nome "Amor Pantaneiro".

Ele admitiu à Folha que tentou realizar a obra, inclusive indicando um diretor para ir até o Pantanal e verificar a viabilidade da produção, mas a engavetando após descobrir os custos da novela: "Foi um erro".

Fizemos outras tentativas depois, mas ele mantinha a informação de que a produção teria um custo inestimável. Ele apresentou um orçamento inviável, e as gravações demandariam uma semana de produção para cada capítulo em uma época em que a gente conseguia gravar três capítulos no mesmo tempo", acrescentou.

Ele também confirmou que liberou tranquilamente o autor, Benedito Ruy Barbosa, para ir a Manchete quando não pôde executar o sonhado projeto na TV Globo, mas enaltece que a resposta imediata foi dada de maneira incrédula: "Duvidei que ele fosse embora".

Pela rival, 'Pantanal' não apenas bateu a Globo pela primeira vez em décadas, como se tornou a quarta maior telenovela brasileira de todos os tempos de acordo com a Revista Veja, sendo a melhor colocação de uma produção não-global e marcando a história da televisão brasileira.