Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Bruce Campbell: o homem que transformou um Boeing em uma casa

Em 1999, Bruce pagou 100 mil dólares no avião que levou o corpo de Aristóteles Onassis de volta à Grécia para seu enterro. Confira galeria com imagens espetaculares da casa!

Fabio Previdelli Publicado em 17/11/2020, às 15h44 - Atualizado às 15h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem do Boeing 727 - Divulgação/ Bruce Campbell/ AirPlaneHome.com
Imagem do Boeing 727 - Divulgação/ Bruce Campbell/ AirPlaneHome.com

Muitos pilotos costumam dizer que se sentem em casa quando estão dentro de uma aeronave. Entretanto, no caso de Bruce Campbell, um ex-engenheiro elétrico, essa afirmação é um pouco diferente: ele não só se sente em casa quando está dentro de um avião como fez de um Boeing a sua própria casa. Como assim?

Isso mesmo, por mais singular que pareça, Campbell vive dentro de um Boeing 727 em um bosque perto de Portland, Oregon, nos Estados Unidos, onde reside feliz entre alguns assentos originais do avião e o banheiro típico de aeronaves. A história foi revelada pelo Business Insider em 2016.

A aerocasa

Em 1999, Bruce Campbell comprou um Boeing 727 por 100.000 dólares. Equipado com água e eletricidade, os mais de 320 metros quadrados da nave se mostraram bastante luxuosos para ele. Apesar de sua evidente excentricidade.  

Bruce Campbell dentro do cockpit da nave / Crédito: Divulgação/ YouTube/ Great Big Story

Porém, engana-se quem pensa que Bruce vive em qualquer Boeing 727. Segundo o Atlas Obscura, o avião/casa ganhou notoriedade por ser a mesma aeronave que levou o corpo de Aristóteles Onassis de volta à Grécia para seu enterro, com Jackie Onassis e sua família — que voaram na cabine principal.  

O ex-engenheiro faz parte de um grupo reconhecido no mundo como Aircraft Fleet Recycling Association (AFRA) — ou Associação de Reciclagem de Frota de Aeronaves, em tradução livre. Os membros da AFRA compartilham uma visão semelhante de transformar aviões aposentados em casas ou outros espaços criativos. 

“Quando executado corretamente, o notável apelo de um jato aposentado como residência brota da magnífica tecnologia e beleza da própria estrutura esculpida. Jetliners são obras magistrais da ciência aeroespacial e sua graça de engenharia superlativa é incomparável a qualquer outra estrutura em que as pessoas possam viver”, explicou ao Atlas Obscura sua ideia.  

Um dos corredores da casa de Bruce / Crédito: Divulgação/ YouTube/ Great Big Story

“Eles são incrivelmente fortes, resistentes e de longa duração. E eles resistem facilmente a qualquer terremoto ou tempestade. Seu interior é fácil de manter imaculadamente limpo, afinal, são recipientes de pressão selados, de modo que a poeira e os insetos não podem entrar de fora".

"Além do mais, são altamente resistentes a intrusos. Assim, os corações humanos por dentro parecem maravilhosamente seguros e confortáveis. E seus interiores são excepcionalmente modernos e refinados, e oferecem uma variedade de comodidades exclusivas, iluminação e controle de temperatura excelentes em um espaço de armazenamento impressionante”, diz. 

É claro que há todo um aspecto encantador — e um pouco bizarro — de viver em uma aeronave. Mas Campbell enxerga isso com naturalidade. “É um ótimo brinquedo. Portas artificiais, pisos artificiais. Escotilhas aqui, travas ali. Luzes interiores legais. Luzes exteriores impressionantes, aparência brilhante e elegante, dutos de titânio...”. 

Bruce varrendo sua casa / Crédito: Divulgação/ YouTube/ Great Big Story

“É uma aventura exploratória constante, sempre divertida, fornecendo sustento fundamental para um nerd da velha tecnologia como eu. Ter muitos brinquedinhos é muito gratificante ter muitos pequenos brinquedos dentro de um brinquedo muito grande”, se diverte ao contar sua experiência. 

Detalhes 

Além dos 100 mil dólares desembolsados para a compra do avião, Bruce gastou mais 220 mil para converter a nave em sua casa. Assim, ele removeu quase todos os assentos de passageiros para conseguir mais espaço e comodidade.  

Para manter sua residência limpa, Bruce exige que todos seus hóspedes, tanto amigos quanto visitantes, usem chinelos ou meias para evitar rastros de sujeira dentro do avião. No que diz respeito a sua alimentação, ele explica que faz a maior parte de suas refeições em uma torradeira ou em seu micro-ondas — comendo, principalmente, enlatados e cereais.  

Cozinha de Bruce / Crédito: Divulgação/ YouTube/ Great Big Story

Mas o gosto de Campbell por aviões não está estacionada apenas em Portland. Na cidade americana, ele passa apenas metade do ano morando lá. Nos outros seis meses ele vive no Japão.  

Na terra do sol nascente, ele espera comprar um Boeing 747-400, quase três vezes maior que o 727, para ser sua casa em Miyazaki. “Não quero ofender, mas a madeira é, na minha opinião, um material de construção terrível”, diz em seu site. “Mas aviões aposentados podem suportar ventos de 575 mph [925 km/h] ... são altamente resistentes ao fogo e fornecem segurança superior. Eles estão entre as melhores estruturas que a humanidade já construiu. 

Bruce descansando em seu sofá / Crédito: Divulgação/ YouTube/ Great Big Story

"Nada se compara à alegria e satisfação proporcionadas por uma casa de classe aeroespacial, e muitas pessoas entendem isso instintivamente", conclui.

Confira mais imagens da casa de Bruce.

Bruce passando o aspirado de pó em sua casa/ Crédito: Divulgação/ YouTube/ Great Big Story

Escada de entrada da casa de Bruce / Crédito: Divulgação/ YouTube/ Great Big Story

O banheiro da casa / Crédito: Divulgação/ YouTube/ Great Big Story

Cockpit do avião / Crédito: Divulgação/ YouTube/ Great Big Story


+Saiba mais sobre aviões por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Almanaque do avião, de Ernesto Klotzel e Tomas Prieto (2013) - https://amzn.to/2xEIegN

Aviões das grandes guerras, de Tomas Prieto (2015) - https://amzn.to/34WYDJr

Eletrônica de Aeronaves: Introdução aos Sistemas Aviônicos, de Thomas K. Eismin (2016) - https://amzn.to/2XYXL5E

Espera passar o avião, de Flavio Cafieiro (2018) - https://amzn.to/2RWgmf2

Terror a bordo: 17 histórias turbulentas, de Vários autores (2020) - https://amzn.to/3530BYT

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W