Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Brasil

Camargo e Camarguinho: A comovente história da dupla que faz parte da história de Zezé di Camargo

Formada em 1970, a dupla sertaneja teve a trajetória interrompida por uma perda precoce

Wallacy Ferrari, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 11/07/2021, às 08h00 - Atualizado em 04/04/2024, às 16h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Camargo e Camarguinho em apresentação - Divulgação / Facebook / Zezé di Camargo & Luciano
Camargo e Camarguinho em apresentação - Divulgação / Facebook / Zezé di Camargo & Luciano

Quando o jovem Mirosmar José de Camargo, posteriormente conhecido por todo o Brasil como Zezé di Camargo, nasceu em 17 de agosto de 1962, seu pai fez questão de completar a família com um irmãozinho. 

Dessa maneira, no ano seguinte, nascia o irmão Emival, evento retratado na cinebiografia 'Dois Filhos de Francisco', lançada em 2005.

O interesse do pai em criar um conjunto musical reverberou em uma criação artística; durante a infância, Seu Francisco presenteou os dois pequenos com uma gaita de boca e, posteriormente, com um violão e um acordeão, de maneira que reproduzissem músicas sertanejas das quais era fã. 

Eles realizaram apresentações em circos e rodoviárias, ajudando os pais na mudança para a capital Goiânia e, posteriormente, conseguiu um empresário para a dupla e os nomeando como “Camargo e Camarguinho”, realizando excursões pelo município do estado.

Foto pessoal da dupla Camargo e Camarguinho restaurada / Crédito: Divulgação / Instagram / zezedicamargo

A perda de Emival

O primeiro projeto musical de Zezé, junto ao irmão, acabou sendo interrompido por uma tragédia; agenciados por um empresário identificado como Miranda, a dupla passou a realizar apresentações a partir de 1973, contudo, dois anos depois, ao retornarem de um show em Imperatriz, no Maranhão, a lotação onde a dupla estava trafegando colidiu com um veículo durante a madrugada.

Zezé sofreu um ferimento ao lado do olho, mas Emival, o Camarguinho da dupla, faleceu aos 11 anos de idade. O corpo foi levado pelo agente da dupla até Goiás para os pais, encerrando o contrato.

Aos 13 anos, o irmão mais velho tentou retomar a cantoria com um amigo local, formando a dupla Zazá e Zezé, explica a Revista Caras. No entanto, assumiu posteriormente a cantoria sozinho, mudando-se para São Paulo.

No final da década de 1980, seu irmão Welson David, dez anos mais novo, manifestou ao irmão que tinha interesse em cantar e se transferiu para a capital paulista, formando a dupla sob os nomes artísticos Zezé di Camargo & Luciano, ganhando fama nacional com o hit 'É o Amor' em 1991.

Camargo e Camarguinho retratados no filme "Dois Filhos de Francisco" / Crédito: Divulgação / Fox Film do Brasil

Legado da perda

Em 1998, a dupla participou do programa Note e Anote, de Ana Maria Braga, onde a apresentadora perguntou o que foi tirado de lição após Zezé ter presenciado a morte do irmão com apenas 12 anos de idade.

O cantor replicou comparando sua ligação fraternal com a da dupla sertaneja Leandro e Leonardo, onde o primeiro ainda estava em tratamento contra um câncer na época.

Foi talvez o momento mais difícil da minha vida, porque nós éramos irmãos e, além de irmãos de sangue, crescemos juntos, cantamos juntos, buscamos nossos sonhos juntos. [...] Irmão é uma coisa muito especial para a gente; a gente quebra pau, briga, tudo, mas é um pedaço da gente". 

Em março de 2019, Zezé se comoveu ao reencontrar uma antiga fotografia do irmão, publicando em uma rede social uma mensagem comovente direcionada a Emival, que nunca pôde acompanhar seu sucesso: "Hoje me bateu uma saudade de você meu irmão... É uma ferida que fica na alma e não cicatriza nunca!".