Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Brasil

Disputou com Lula e Collor: Silvio Santos já concorreu à presidência da república

Apesar de liderar a corrida eleitoral, o dono do SBT acabou tendo a candidatura cassada; entenda!

Joseane Pereira Publicado em 08/01/2020, às 10h00 - Atualizado em 01/10/2022, às 00h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Silvio Santos em candidatura no ano de 1989 - Reprodução/Video/Youtube
Silvio Santos em candidatura no ano de 1989 - Reprodução/Video/Youtube

Em meados de 1988 o popular apresentador Silvio Santos, dono da rede televisiva SBT, dava o seguinte depoimento: “Se o Silvio Santos um dia for candidato a qualquer cargo eletivo, e se o Silvio Santos apontar qualquer um candidato às eleições, não votem no Silvio Santos e nem em quem ele apontar, porque o Silvio Santos vai estar tapeando vocês. Não quero ser político e não vou apontar ninguém pra presidente da República”. Um ano depois, ele se candidataria à Presidência do Brasil.

Candidato popular

Existiam muitas dúvidas e teorias sobre a candidatura do apresentador, que recebeu convites de muitos partidos políticos. As pesquisas de intenção de voto o apontavam na liderança, e um dos levantamentos, divulgado pelo antigo Jornal da Tarde, o colocava com 34% das intenções mesmo antes dele se candidatar.

Silvio Santos em vídeo promocional de sua campanha / Crédito: Reprodução/Video/Youtube

Após um acordo frustrado com o partido PFL, Silvio se encontrou com o candidato Armando Corrêa, que lhe ofereceu seu lugar para concorrer à presidência pelo minúsculo PMB, o Partido Municipalista Brasileiro. A pouco mais de 20 dias da eleição, a proposta foi aceita.

Eu acho que tenho condições de ganhar. Vai depender do povo. Tenho muita sinceridade, tenho sensatez. Temos de nos assessorar com pessoas de bem. Eu vou me assessorar com bons ministros. Tenho muitas condições de fazer um bom governo”, afirmou ele logo após o acordo.

Cassação

A inflação e salário mínimo eram os temas mais debatidos em sua campanha, que tinha como palco o programa de domingo no SBT. Em 1989 se realizava a primeira eleição direta para presidente desde o golpe militar, e Silvio Santos chegou a liderar a campanha com 29% de intenções de voto, seguido por Collor, com 18,6% e Lula, com 10,6%.

Vendo uma situação de perigo, o PRN, partido de Fernando Collor, entrou com pedido de cassação do PMB sob alegação de que o partido não tinha executado o mínimo de convenções exigido pela legislação eleitoral e, dessa forma, não existia efetivamente.

O TSE aceitou o pedido e anulou a candidatura de Silvio Santos no dia 9 de novembro de 1989, levando ao fim a empreitada política do apresentador.