Matérias » Crimes

Canibal de Kentucky, o terrível serial killer do Velho Oeste

Boone Helm assassinou e se alimentou de incontáveis pessoas ao longo de 35 anos, nos Estados Unidos do século 19 — antes de ser executado na forca

Alana Sousa Publicado em 03/07/2020, às 15h00

Ilustração do canibal Boone Helm
Ilustração do canibal Boone Helm - Divulgação

Boone Helm, ou Canibal de Kentucky, foi um pistoleiro, assassino e canibal americano, do século 19. O número de homicídios que ele cometeu é incerto, mas durante sua curta vida — 35 anos — aterrorizou o país e entrou para a História como um dos homens mais cruéis do Velho Oeste.

Helm nasceu 28 de janeiro de 1828, no estado de Kentucky, nos Estados Unidos. Proveniente de uma família humilde, mudou-se para Missouri ainda criança. Aos 20 anos, casou-se com Lucinda Browning, de 17 anos, e teve uma filha.

O casamento foi marcado pelo vício em bebidas alcóolicas de Helm e violência doméstica. Após meses sofrendo com os abusos do marido, Lucinda pediu o divórcio. Seguindo o costume da época, o pai de Boone teve que arcar com os custos da separação, deixando a família em um clima de discórdia e dívida. Foi quando o futuro canibal decidiu mudar-se para Califórnia. Sua viagem para o oeste estava começando, e com ela os rastros de crimes hediondos.

Canibal de Kentucky

Em 1850, aconteceu o primeiro do que viria a ser uma série de assassinatos. Boone convidou o primo para a viagem até a Califórnia, e mesmo concordando no início, Littlebury Shoot desistiu da ideia pouco antes da data prevista. Furioso, Helm esfaqueou repetidamente Shoot até constatar sua morte. Em seguida, fugiu.

[Colocar ALT]
O Canibal de Kentucky / Crédito: Wikimedia Commons

Amigos e parentes da vítima conseguiram capturar o assassino, e ele foi enviado a uma instituição para pessoas com problemas mentais, na qual passou um tempo, até conseguir escapar. Livre, continuou seu caminho para Califórnia.

Seu trajeto foi marcado por mais mortes. Sempre em fuga, Helm se juntou a um grupo de seis criminosos, então confessou algo que seria sua característica principal. Para seus novos colegas, o serial killer afirmou se alimentar do corpo das pessoas que havia matado. Afirmando que foi “obrigado a se alimentar”, as causas reais por trás da prática brutal nunca foram reveladas.

Dois casos que se destacaram neste período da vida do assassino foi a morte de um fazendeiro que lhe ofereceu abrigo em uma situação que, a princípio, parecia comum, mas acabou com o homicídio do homem. E, em outra ocasião, Helm matou e comeu um de seus colegas de grupo, que estava fraco e ferido demais para continuar a viagem.

Depois de mais de dez anos sendo o Canibal de Kentucky, em 1862, foi finalmente capturado pelas autoridades do estado de Oregon, mas esse ainda não seria seu fim. Já preso, Boone pediu para um de seus 12 irmãos para que pagasse as testemunhas para que elas desistissem ou mentissem a seu favor, assim o caso seria encerrado por falta de provas. Assim foi feito.

Mais uma vez em liberdade, Helm continuou a matar. Dessa vez fazendo parte da gangue Plummer, o canibal encontraria seu trágico destino final. Após ser preso juntamente com os outros membros do grupo, todos foram julgados e considerados culpados. A sentença foi morte por enforcamento.

Em 14 de janeiro de 1864, Boone Helm foi executado em frente a seis mil pessoas. Suas últimas palavras foram ditas quando o serial killer viu um de seus amigos ir para a forca. “Eu estarei no inferno com você em um minuto”, teria falado o infame homicida antes de pular da caixa do carrasco para a morte.


+Saiba mais sobre serial killers através das obras abaixo

Manson: A Biografia, Jeff Guinn - https://amzn.to/2o07wBe

Killer Clown Profile: Retrato de um Assassino, Terry Sullivan - https://amzn.to/2pIJknl

Ted Bundy: Um Estranho ao Meu Lado, Ann Rule - https://amzn.to/2oPGqMU

Meu Amigo Dahmer: Estudando com um serial killer, Derf Backderf -  https://amzn.to/2pH7TB2

O Diário de Jack, O Estripador, Shirley Harrison - https://amzn.to/2nd2lgG

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du