Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Crimes

Caso Bala de Ouro: o brutal crime que inspirou um romance

A Bala de Ouro, de Pedro Calmon, foi escrito baseado na história do assassinato de Júlia Fetal, em 1847

Daniela Bazi Publicado em 05/12/2019, às 11h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O crime teria sido cometido com uma bala de ouro - Getty Images
O crime teria sido cometido com uma bala de ouro - Getty Images

Em 1847, um crime que chocou a Bahia envolveu duas famílias da alta sociedade da época. O jovem José Estanislau da Silva Lisboa, transtornado com a rejeição de sua noiva Julia Fetal, invadiu a residência da jovem e a atacou com um tiro no meio do peito, que acertou seu coração.

Segundo o legista responsável pelo caso, a bala extraída do cadáver de Júlia era feita de ouro, e não de chumbo como de costume, e que teria sido supostamente fabricada com o metal derretido da antiga aliança do casal. A garota recebeu honras póstumas após o crime.

José Lisboa acabou preso e condenado a 14 anos de prisão. Mesmo tendo a chance de diminuir sua pena após receber indulto do Imperador Dom Pedro II, devido a seus serviços voluntários prestados durante a epidemia de 1855, rejeitou a proposta por não se julgar merecedor, e cumpriu sua pena normalmente.

Após sair da prisão, José conseguiu facilmente se reintegrar a sociedade e tornou-se professor. No ano de 1876, publicou um livro de geografia didático, chamado Atlas Elementar, que foi adotado pelo governo para a utilização em escolas, e continha 18 mapas em cores e 60 vistas de monumentos do mundo.

José Lisboa morreu 30 anos após o crime, com idade entre 52 e 55 anos. Os restos mortais de Júlia Fetal se encontram em uma urna, perto do altar principal da Igreja da Graça.

O caso recebeu tanta notoriedade que acabou servindo de inspiração para o romance A Bala de Ouro, de Pedro Calmon. Entretanto, muitas pessoas que viram o projétil no tempo em que ficou exposto no Museu Feminino da Bahia, afirmam que o mesmo não era feito de ouro como divulgado, e sim de chumbo como qualquer outro.


+Saiba mais sobre crimes com as obras abaixo:

American Crime Story: O Povo Contra O. J. Simpson, Jeffrey Toobin (2016)

Link - https://amzn.to/2ridr67

Arquivos Serial Killers. Made in Brazil e Louco ou Cruel, Ilana Casoy (2017)

Link - https://amzn.to/33SlzYc

Grandes Crimes, Pierre Moreau (2017)

Link - https://amzn.to/2qpVLVP

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.