Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Brasil

Caso Pedrinho: o menino de 5 anos que morreu em Ribeirão Preto após intensos maus-tratos

Os culpados pelo estado da criança seriam o padrasto e sua mãe, que embora condenados por "tortura", estiveram em liberdade por 8 anos antes de serem detidos

Ingredi Brunato Publicado em 26/09/2020, às 11h00 - Atualizado às 21h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de ursinho de pelúcia rasgado para representar maus-tratos a uma criança. - Divlgação/ Pixabay
Imagem ilustrativa de ursinho de pelúcia rasgado para representar maus-tratos a uma criança. - Divlgação/ Pixabay

Em 2008, Katia Marques levou seu filho de cinco anos, Pedrinho, para o hospital Santa Lydia, em Ribeirão Preto. Ela disse aos médicos do pronto-socorro que a criança, que estava tendo uma parada cardiorrespiratória, tinha ingerido um produto de limpeza que tira manchas de roupas. Apesar dos esforços dos profissionais de saúde, o menino não sobreviveu. 

O que poderia ser o fim dramático de um acidente doméstico, com uma criança entrando em perigo após um momento de distração dos pais, se revelou uma história muito mais perturbadora após a autópsia do jovem. 

Isso porque Pedrinho tinha hematomas pelo corpo todo: eram 64 no total, cada um em um estágio diferente de cicatrização, mostrando que não foram feitos de uma vez só, mas ao longo de dias. 

O que disseram os médicos 

Teria o menino caído tantas vezes, em momentos diferentes? Segundo o médico legista Marco Aurélio Guimarães, em entrevista ao G1, o garoto apresentaria o quadro da Síndrome da Criança Espancada. 

“Quando uma criança sofre abusos físicos reiterados, em várias datas diferentes, as lesões ficam com aspectos de evolução diferentes. Umas mais vermelhas, outras mais arroxeadas. No caso do Pedrinho, quando uma lesão estava se recuperando, tinha outra começando a evoluir, o que mostrou que ele sofria agressões repetitivas”, explicou o profissional. 

Médico Marco Aurélio. Crédito: Divulgação/ Youtube

E os ferimentos no corpo do menino não paravam por aí. Segundo verificado pelos legistas, ele teria ainda uma costela quebrada e duas fraturas no pulso, essas últimas tendo sido sua causa de morte, ao provocar uma embolia pulmonar gordurosa.

Isso porque esse tipo de fratura libera células gordurosas que se misturam com a corrente sanguínea e podem entupir os capilares dos pulmões, causando então uma parada cardiorrespiratória. 

Processo judicial 

Após a autópsia incriminadora, a mãe e o padrasto de Pedrinho,Kátia Marques e Juliano Gunello, se tornaram imediatamente suspeitos. Já o advogado do casal, Luiz Carlos Bento, alegou que foram os paramédicos que quebraram o pulso do menino. 

“Em relação ao laudo, a nossa contestação é a própria falácia dele, porque tem aspectos técnicos absurdos, como o estabelecimento de uma idade de fratura superior a quatro horas para excluir a responsabilidade dos socorristas”, defendeu Luiz. 

O Tribunal de Justiça de São Paulo terminou condenando os guardiões por “maus-tratos seguidos de morte”, mudando depois o crime para “tortura” no ano de 2010. Embora Kátia tenha recebido cerca de nove anos de prisão e Juliano tenha recebido dez (uma diferença que se deu porque o perpetrador das agressões seria o padrasto, enquanto ela era cúmplice), o casal permaneceu respondendo o processo em liberdade por mais oito anos.

“Como se sabe, há uma morosidade incrível para julgamento de recursos especiais junto ao Superior Tribunal de Justiça [STJ]”, comentou o advogado criminalista Heráclito Mossin em entrevista ao G1, se referindo à demora dos processos. 

Foi apenas em 2016 que eles foram presos após uma nova regra do STF permitindo que condenados em segunda instância (que era o caso dos dois) fossem detidos. No dia que Juliano Gunello foi preso, Kátia ficou foragida, situação que se estendeu por um período de onze dias até que os oficiais de polícia a encontrassem e prendessem também. 

Últimas atualizações

A notícia mais recente sobre o caso foi há dois anos, em julho de 2018, numa reportagem do EPTV. A equipe do veículo fez uma visita à mãe de Pedrinho na prisão, e divulgou como era sua rotina. 

Marques estava trabalhava como costureira dentro da prisão, tinha comportamento exemplar e em seis meses ganharia um regime semiaberto, em que poderia sair da prisão para trabalhar, e voltar para a penitenciária após às 18h. “Todos nós somos iguais. Somos reeducandas e estamos aqui para nos ressocializar”, disse a presa na reportagem.  


 + Saiba mais sobre crimes brasileiros por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

A Vida Do Ives Ota - O Mensageiro Da Paz, de Ota Iolanda Keiko (1999) - https://amzn.to/3cf2qEQ

Suzane: assassina e manipuladora, de Ullisses Campbell (2020) - https://amzn.to/2WFlLso

O pior dos crimes: A história do assassinato de Isabella Nardoni, de Rogério Pagnan (Ebook) - https://amzn.to/2WD1tQj

Indefensável: O goleiro Bruno e a história da morte de Eliza Samudio, de Paula Sarapu e outros (Ebook) - https://amzn.to/2WCFvg5

Os Crimes Mais Cruéis do Brasil: Conheça os casos que mais chocaram o país, de Editora O Curioso (Ebook) - https://amzn.to/2SNqdnI

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

 Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W