Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Europa

Castelo de Doune: conheça a fortaleza escocesa que foi palco para Game Of Thrones

Localizado no centro da Escócia, castelo com mais de 600 anos foi o cenário de diversos filmes e séries

Joseane Pereira Publicado em 09/12/2019, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Castelo de Doune, na Escócia - Getty Images
Castelo de Doune, na Escócia - Getty Images

No episódio piloto da série Game of Thrones, podemos ver a imponente fortaleza de Winterfell, a capital do Norte que simboliza o poder da Casa Stark. Entretanto, poucos sabem que aquelas primeiras cenas foram filmadas em um local real: o antigo Castelo de Doune, localizado em Perthshire, no centro da Escócia.

Tendo feito aparições em Outlander e até em Monty Python e o Cálice Sagrado, essa construção atrai milhares de turistas, que sentem uma curiosa familiaridade com suas paredes de pedra.

ANTIGA IMPONÊNCIA

Prisioneiros levados do Castelo de Doune, após a Batalha de Falkirk na 2ª Revolta Jacobita, 1746 / Crédito: Getty Images

O Castelo de Doune foi construído em 1361 a mando de Robert Stewart, o Duque de Albany, que governou a Escócia entre 1388 e 1420. Localizado no alto de uma colina e próximo a um vilarejo do mesmo nome, o local perdeu seu status de moradia real em 1567, quando o rei Jaime VI da Escócia e I de Inglaterra tomou o poder.

Próxima dos Castelos de Stirling e de Edimburgo, a construção sofreu ação militar no século 17, durante a Guerra dos Três Reinos, e foi intensamente usada como esconderijo durante as rebeliões Jacobitas do século 18. Em meados de 1800, o local foi parcialmente destruído.

Castelo de Doune nos dias atuais / Crédito: Getty Images

Na década de 1880 o castelo foi restaurado, até se tornar propriedade da Escócia em 1984. Consistindo em um pátio cercado por duas torres e um extenso corredor, com quartos, cozinhas e salas repletas de artefatos imponentes, Doune está atualmente sob cuidado do Historic Environment Scotland, sendo uma opção frequente de cenário para a indústria do cinema.

Exemplo de arquitetura escocesa bem preservada, com quartos espaçosos e uma variedade de estruturas de pedra do século 14, essa antiga fortaleza é um destino interessante para amantes das cenas ali retratadas, e também para o público em geral.


+Saiba mais sobre o Castelo de Doune através das obras abaixo

The Dukes of Albany and Their Castle of Doune, de William Fraser

Link - https://amzn.to/38kTHiN

Scotland's Great Lowland Castles: Stirling, Edinburgh, Linlithgow, Doune and St Andrews, de Ian Douglas

Link - https://amzn.to/351fsCi

The Dukes of Albany: i.e. Robert and Murdach Stewart and their Castle of Doune, de William Fraser

Link - https://amzn.to/2rsyp28

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.