Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Rá-Tim-Bum

Castelo Rá-Tim-Bum: Como está o elenco da série após 30 anos?

A série da TV Cultura completou 30 anos na última semana e o elenco se reuniu para celebrar; veja como estão os principais personagens na vida real!

Elenco de 'Castelo Rá-Tim-Bum' - Divulgação / TV Cultura
Elenco de 'Castelo Rá-Tim-Bum' - Divulgação / TV Cultura

Na última semana, mais especificamente em 9 de maio, o famoso programa infantil‘Castelo Rá-Tim-Bum’ completou 30 anos, sendo um marco cultural para as crianças que cresceram entre as décadas de 1990 e 2000.

A série da TV Cultura seguia as aventuras de Nino, interpretado por Cássio Scapin, um jovem de 300 anos e aprendiz de feiticeiro que morava com seu tio Dr. Victor (Sérgio Mamberti) e sua tia-avó Morgana (Rosi Campos), ambos feiticeiros, em um castelo na cidade de São Paulo.

Os personagens principais de 'Castelo Rá-Tim-Bum' - Divulgação / TV Cultura

Sentindo a falta de companhia, Nino atraiu para o castelo três crianças: Biba (Cinthya Rachel), Pedro (Luciano Amaral) e Zequinha (Freddy Allan), que se tornaram seus amigos e passaram a visitá-lo diariamente. Com trajes coloridos e que chamavam atenção, cenários fascinantes e personagens atípicos, o programa televisivo ganhou fãs que persistem até hoje.

Apesar do tempo decorrido, os atores seguiram rumos diversos, porém mantêm com carinho as lembranças da produção. Inclusive, um especial exibido pela TV Cultura no início do ano passado, para comemorar os 30 anos de gravações da série, reuniu quase todo o elenco de 'Castelo Rá-Tim-Bum'. Veja como eles estão hoje em dia!

Nino (Cássio Scapin)

Depois do programa infantil, Cássio continuou sua jornada como ator, participando de diversas séries e novelas, como “Sítio do Pica-Pau Amarelo”, “Os Mutantes: Caminhos do Coração” e “Deus Salve o Rei”, entre outras.

Nino e o protagonista da produção, Cássio Scapin - Divulgação / TV Cultura e Reprodução / Instagram / @cassioscapin

Ele também fez sua marca no teatro e, aos 59 anos, ainda está ativo tanto atuando quanto dirigindo várias peças.


Pedro (Luciano Amaral)

Conhecido por seu papel como Lucas Silva e Silva na série “Mundo da Lua” da TV Cultura, Luciano optou por permanecer na televisão, mas não como ator.

O personagem Pedro e Luciano Amaral na vida real - Divulgação / TV Cultura e Reprodução / Instagram / @lucianoamaral

Ele seguiu como apresentador de TV e, aos 44 anos, atualmente comanda o programa ESPN FC no canal de esportes ESPN.


Biba (Cynthia Rachel)

Cynthia se formou em jornalismo e continuou sua carreira na comunicação televisiva por um tempo após o término do programa infantil. Ela apresentou segmentos em programas de TV aberta, iniciou um blog e um canal no YouTube focado em temas relacionados à população afro-brasileira, e até lançou um livro intitulado “A Garota Que Queria Mudar o Mundo”.

A personagem Biba e a atriz Cinthya Rachel - Divulgação / TV Cultura e Reprodução / Instagram / @cinthyarachel

Agora, aos 43 anos, reside na Argentina e trabalha como diretora de dublagem, compartilhando regularmente conteúdo sobre os bastidores do 'Castelo Rá-Tim-Bum' em suas redes sociais.


Zequinha (Fredy Allan)

Após o fim de 'Castelo Rá-Tim-Bum', Freddy continuou atuando, porém decidiu deixar a televisão para se dedicar ao teatro. Agora, aos 38 anos, ele é ator, autor de peças e professor de teatro, tendo trabalhado durante um longo período no Teatro Oficina, ao lado de Zé Celso, que viveu o personagem vilão Dr. Abobrinha.

O personagem Zequinha e os atores Zé Celso e Fredy Allan - Divulgação / TV Cultura e Reprodução / Instagram / @fredyallan.oficial

Dr. Victor (Sérgio Mamberti)

Sérgio Mamberti já tinha uma carreira sólida na dramaturgia quando foi convidado pessoalmente por CaoHamburger para se juntar ao elenco de 'Castelo Rá-Tim-Bum'. Após o programa, ele continuou trabalhando em produções televisivas como “Anjo Mau”, “O Clone”, “Da Cor do Pecado”, “O Profeta” e “Flor do Caribe”, além de ter participado em filmes como “Xuxa Abracadabra” e “O Homem Que Desafiou o Diabo”.

Sérgio Mamberti como Dr. Victor e na vida real - Divulgação / TV Cultura e Wikimedia Commons sob licença Creative Commons

Em 2019, ele estreou no mundo do streaming na série brasileira “3%” e passou a se dedicar mais às produções teatrais. Além de sua carreira artística, Mamberti também desempenhou diversos papéis políticos no Ministério da Cultura durante o primeiro mandato de Lula. O ator faleceu em 2021, aos 82 anos, segundo a CNN Brasil.


Morgana (Rosi Campos)

RosiCampos já tinha conquistado certo renome em algumas novelas antes de seu papel em 'Castelo Rá-Tim-Bum' — tanto que recebeu um convite direto do criador da série, CaoHamburger, para interpretar Morgana.

Tia Morgana e Rosi Campos na vida real - Divulgação / TV Cultura e Reprodução / Instagram / @rosicamposoficial

Após sua participação no programa infantil, a atriz continuou atuando em várias produções televisivas, incluindo “Hilda Furacão”, “Da Cor do Pecado” (onde interpretou a memorável Mamuska), “O Profeta”, “A Favorita”, “A Dona do Pedaço” e outros projetos.

No final do ano passado, ela voltou a encarnar o papel de Morgana na série derivada “Morgana e Celeste”, que ainda está em exibição na TV Cultura e disponível no YouTube, no canal da emissora.


Sopro das velinhas

Na última quinta-feira, 9, o elenco de 'Castelo Rá-Tim-Bum' se reuniu no Teatro Oficina, localizado no Centro de São Paulo, para celebrar os 30 anos desde a estreia do programa.

O evento foi aberto ao público das 11h30 às 12h30. Por volta do meio-dia, os atores e produtores realizaram uma contagem regressiva para marcar a ocasião, de acordo com o SPLASH, do UOL.