Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Catarina Parr, a sexta e última esposa do rei Henrique VIII

A mulher foi a rainha inglesa que mais se casou na História, selando matrimônio quatro vezes no total

Penélope Coelho Publicado em 27/12/2020, às 07h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Retrato de Catarina Parr - Wikimedia Commons
Retrato de Catarina Parr - Wikimedia Commons

Catarina Parr ficou marcada na História por ter sido a sexta e última esposa do rei Henrique VIII. Sua data de nascimento ainda é um mistério, mas, acredita-se que a mulher tenha nascido ao norte da Inglaterra.

Filha mais velha de Sir Thomas Parr e de Maud Green, suponha-se que seu nome possa ter sido escolhido como uma homenagem para Catarina de Aragão — já que Green foi sua dama de companhia.

Ao longo dos anos, a nobre ficou conhecida por ter sido a primeira rainha da Inglaterra a também ser rainha da Irlanda. Catarina se casou quatro vezes, o que se tornou um recorde que ainda não foi quebrado por uma rainha inglesa.

O retrato de Melton Constable da Rainha Catarina / Crédito: Wikimedia Commons

Antes de Henrique VIII

Na juventude, Catarina se envolveu com um homem chamado Edward Burgh, com quem se casou aos 17 anos, em 1529. Mas, o casamento não durou: ela se tornou viúva aos 20 anos e como não teve filhos ficou somente com uma pensão moderada.

Após a morte de seu primeiro marido, Parr se casou novamente, dessa vez com um homem bem mais velho chamado John Neville. Aos 21 anos, a jovem já tinha muitas responsabilidades: cuidava de seus dois enteados e da propriedade do esposo. Contudo, Neville faleceu em 2 de março de 1543.

Antes mesmo da morte de John, o rei Henrique VIII já demonstrava interesse pela dama, enviando diversos presentes para ela. Os dois se casaram rapidamente, em 12 de julho de 1543, no Palácio de Hampton Court.

No poder

Sabe-se que Catarina não recebeu educação excepcional, por isso, surpreendeu a corte com sua inteligência. A mulher também ficou conhecida por ajudar na reconciliação entre o rei e suas filhas, alegrando novamente os dias no palácio. A consorte também atuava como regente durante a ausência do monarca.

Retrato do Henrique VIII da Inglaterra / Crédito: Wikimedia Commons

Ela se envolveu em algumas polêmicas após lançar livros assinados em seu nome — o que não era bem visto na época —, além disso, acredita-se que a rainha tenha sido protestante e não católica, como era esperado pela corte.

Contudo, apesar das controversas, no geral, o casal teve uma vida tranquila. Catarina cuidou de seu marido até o fim de sua vida em 28 de janeiro de 1547, tornando-se a última esposa de Henrique VIII

Após a morte do rei, Parr se casou pela última vez, o escolhido foi Thomas Seymour. Aos 35 anos, a mulher descobriu uma gravidez, uma notícia inesperada — já que ela não havia tido filhos em seus casamentos anteriores.

Porém, esse momento feliz foi, na verdade, tomado por uma grande tristeza. A rainha viúva deu à luz a sua única filha Mary Seymour, em 30 de agosto de 1548. Mas, Catarina faleceu alguns dias depois, em 5 de setembro de 1548, por complicações causadas devido aos problemas de higiene que aconteceram durante o parto.


+ Saiba mais sobre o tema por meio das obras disponíveis na Amazon:

As seis mulheres de Henrique VIII, de Antonia Fraser (2009) - https://amzn.to/2tNL9BV

A famosa história da vida do rei Henrique VIII: 30, de William Shakespeare (2016) - https://amzn.to/2S2wXNw

Os Ultimos Dias de Henrique VIII Conspirações, traições e heresias na corte do rei tirano, de Robert Hutchinson (2010) - https://amzn.to/2RznyxS

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W