Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Jerusalém

Cerâmica de 2 mil anos descoberta em Jerusalém revela informações inéditas sobre o domínio romano

Com características e marcações históricas, o estudo petrográfico do artefato chama atenção pelas características do importante período

Wallacy Ferrari Publicado em 16/06/2020, às 06h00 - Atualizado às 07h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Azulejo carimbado pela 10ª Legião Romana - Clara Amit / Israel Antiquities Authority
Azulejo carimbado pela 10ª Legião Romana - Clara Amit / Israel Antiquities Authority

Uma equipe de pesquisadores da Autoridade de Antiguidades de Israel analisou uma das principais oficinas de cerâmica no Mediterrâneo oriental e localizou diversos fragmentos relacionados aos eventos históricos da região, na área do Centro Internacional de Convenções de Jerusalém e no Crowne Plaza Hotel.

Entre os itens localizados, uma peça de cerâmica carimbada com uma identificação da 10ª Legião Romana chamou atenção e foi o alvo de um cuidadoso estudo, cujos resultados foram publicados na edição de maio de 2020 do Boletim da ASOR - The American Schools of Oriental Research.

De acordo com a pesquisa, as oficinas de cerâmica foram ativas por cerca de 300 anos entre os períodos hasmoneano e romano médio no século 2, antes de serem destruídas em 70 d.C. Os ceramistas que operavam as oficinas eram judeus e a organização das oficinas era compatível com a produção industrial de fabricantes particulares.

Com o auxílio da petrografia, os arqueólogos conseguiram alcançar uma datação aproximada relacionada aos métodos e idade do período. Além disso, após o episódio da Destruição de Jerusalém, em 70 d.C., os pesquisadores conseguiram identificar uma mudança na produção de artefatos de barro, limitando as características apenas ao período.

O diretor do Laboratório Petrográfico da Autoridade de Antiguidades de Israel, Cohen-Weinberger, explicou como foi realizada a coleta: "Nossa pesquisa foi baseada em ferramentas arqueológicas regulares, como o estudo de planos arquitetônicos e a distribuição de instalações de produção, bem como no estudo petrográfico dos vasos de cerâmica e materiais de construção encontrados no local".