Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Família real britânica

Charles teria pedido a prima de Diana em casamento?

Um novo documentário reacendeu a antiga polêmica sobre o passado do Príncipe de Gales

Alana Sousa Publicado em 15/05/2021, às 07h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Charles e Diana no dia da cerimônia - Getty Images
Charles e Diana no dia da cerimônia - Getty Images

Um matrimônio conturbado, infidelidade, pressão da mídia, protocolos reais e insatisfação. O casamento entre o príncipe Charles e a princesa Diana foi alvo de polêmicas por diversos motivos. Um dos casais mais eletrizantes da família real britânica foi cercado por rumores e intrigas que duraram anos.

O evento real, em 1981, parecia um conto de fadas. O icônico vestido de Lady Di, a presença da rainha da Inglaterra e milhões de pessoas obcecadas em saber cada detalhe. Nos bastidores, a sensação não era de alegria, mas de desconforto e constrangimento.

Um dia antes de selar matrimônio, o filho de Elizabeth II havia confessado para Diana que não a amava, segundo relato da astróloga da princesa, Penny Thornton. Sem surpresas, após tantas crises, o relacionamento chegou ao fim oficialmente em 1996 — apesar de a separação ter acontecido em dezembro de 1992.

A pressão para que Charles encontrasse uma esposa era grande. Como o primeiro na fila de sucessão para o trono britânico, chegar aos 30 anos ainda sem uma esposa não era algo visto com bons olhos. Porém, uma tentativa de casamento havia sido feita alguns anos antes, para uma pessoa próxima a Diana.

Diana e Charles no dia de seu casamento / Crédito: Getty Images

Um pedido fracassado

Um documentário exibido recentemente no Chanel 4, um canal do Reino Unido, repercutiu o pedido de casamento de Charles a ninguém menos que uma prima de Lady Di. Intitulado ‘The Royal House of Windsor’, a obra trouxe o rumor à tona novamente.

O boato circula há anos em torno da corte de Elizabeth II, apesar de jamais ter sido confirmado por qualquer membro real. Segundo o longa metragem, em 1977, o Príncipe de Gales teria feito a proposta para Amanda Knatchbull, conforme informou a revista Monet.

Entretanto, a prima de Diana não tinha qualquer ambição em entrar para uma das monarquias mais importantes da Europa. Uma vida repleta de compromissos e regras insólitas não lhe chamava a atenção e ela queria distância.

Knatchbull era vista como a candidata ideal para ser companheira de um futuro rei, um dos principais incentivadores da união era Lord Mountbatten, avô da jovem e tio-avô de Charles — com quem dividia uma relação profunda.

“Por muitos anos, Lord Mountbatten secretamente alinhou a Amanda como a possível futura rainha”, diz trecho do documentário. “Eles eram muito próximos, estavam sempre juntos, talvez próximos até demais. Eles eram como irmãos”, continua a produção.

Amanda Knatchbull e seu primo Príncipe Charles em montagem / Crédito: Divulgação/Youtube / Wikimedia Commons

Charles e Knatchbull, de fato, eram bastante amigáveis, o que alimentava a esperança de uma possível relação amorosa. Foi dentro de seu navio, o Royal Yacht Britannia, que o príncipe fez o pedido, mas para a sua surpresa ouviu uma resposta negativa. “O Charles se virou para ela e perguntou, ‘seja a minha esposa?’ e ela disse ‘não’”, relata o narrador da produção.

Não é a primeira vez que o assunto ganha notória atenção, o autor Robert Lacey comentou o tema em seu livro ‘Battle of Brothers’. O escritor afirmou que a prima de Diana “de espírito independente, educadamente recusou” o pedido. O principal motivo era não fazer parte do reino e evitar “a entrega de si mesmo a um sistema”.

Poucos anos depois, Charles anunciou seu romance com Diana, o qual rendeu dois frutos, Harry e William. Após a trágica e precoce morte da princesa, ele se casou com Camilla Parker Bowles, sua amante de longa data


+Saiba mais sobre a família real britânica por meio das obras disponíveis na Amazon

Diana. O Último Amor de Uma Princesa, de Kate Snell (2013) - https://amzn.to/2TgHgPO

The Queen: The Life and Times of Elizabeth II (Edição Inglês), de Catherine Ryan (2018) - https://amzn.to/2RhgNA7

God save the queen - O imaginário da realeza britânica na mídia, de Almeida Vieira e Silva Renato (2015) - https://amzn.to/2xTkiGd

Diana. O Último Amor de Uma Princesa, de Kate Snell (2013) - https://amzn.to/2TgHgPO

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7