Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Entretenimento

Chaves: O seu Madruga pagou o aluguel em algum momento?

O lendário personagem de Ramón Valdez conquistou o público brasileiro pela simplicidade e 'gestão de crise'

Wallacy Ferrari, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 24/11/2021, às 17h11 - Atualizado em 25/11/2021, às 10h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Seu Madruga em cena do Chaves - Divulgação / YouTube / Televisa
Seu Madruga em cena do Chaves - Divulgação / YouTube / Televisa

Clássico da televisão mexicana, o seriado Chaves chegou ao Brasil por intermédio do SBT na década de 1980 e marcou gerações por sua proximidade a cultura latino-americana e episódios cotidianos representando a vida simples em uma vizinhança, como de muitos espectadores em lares tupiniquins.

Seus personagens, apesar de interpretados por atores já em idade adulta e consagrados localmente, chamam atenção por contextualizarem as crises de convívio, sendo parte deles do elenco infantil e, outra parte, protagonizando os pais das crianças no local. Um deles conquistou ainda mais o amor do público brasileiro pela humildade, gestão de crise e relacionamento com a filha: Seu Madruga.

Conhecido no personagem original como Don Ramon, o personagem do ator Ramón Valdez dá vida ao pai da Chiquinha (Maria Antonieta de las Neves), morando na casa 72, majoritariamente filmada no canto direito na vila.

Apesar da permanência no local e problemas com o desemprego, ele conseguiu postergar por várias temporadas o pagamento dos 14 meses de aluguel atrasado ao administrador sr. Barriga (Edgar Vivar).

De acordo com o portal Notícias da TV, a imobiliária mexicana Nuroa chegou a estimar que a dívida, aproximando os preços da época em que a série foi gravada e avaliando as condições estéticas e de espaço da casa, revelou que os 14 meses resultaram cerca de US$ 1.617, que representa cerca de R$ 9.048 na cotação atual.

Em condições longes da ficção, tal atraso culminaria, muito antes, em uma ordem de despejo, fator que nunca foi executado nos capítulos da produção. Por isso, é possível que Seu Madruga tenha pago alguma parcela ou a quantia total de sua dívida com o administrador?

Os valores nunca foram oficializados, mas em dois episódios, o pai da Chiquinha conseguiu arranjar dinheiro para o ato. Em ambas, justificou a pressão afirmando que não lembrava ter a quantia guardada em um envelope, esquecido em cima do guarda-roupa.

Porém, sem seguir um roteiro de continuidade com os outros capítulos, houve uma ocasião onde o sr. Barriga perdoou a dívida, mantendo os residentes no local e revelando ao Professor Girafales que compreende a situação de vulnerabilidade da família.

Em âmbito de brincadeira, em abril de 2010, o programa Pânico na TV, por intermédio do produtor Fabinho Mello e do repórter Rodrigo Scarpa, conseguiu realizar o sonho da série e entregou, durante o evento de fãs 2º Festival da Boa Vizinhança, um cheque fictício dos 14 meses de aluguel ao intérprete de Barriga, que se emocionou com o presente brasileiro.

A filha do Madruga

Outro episódio curioso, contudo, não muito conhecido diz respeito a Chiquinha, filha do Seu Madruga na série de sucesso absoluto no Brasil. 

Acontece que muitos desconhecem a gravidez de Maria Antonieta de las Nieves enquanto ainda realizava gravações na série. 

Para disfarçar a gestação, o seriado encontrou soluções curiosas.