Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Brasil

Chefe da Casa Imperial: Dom Luiz, o trineto de Dom Pedro II

Membro da família que já liderou o país, ele ocuparia o trono máximo do Brasil em caso de retorno da monarquia

Wallacy Ferrari Publicado em 08/06/2022, às 17h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Retrato fotográfico de Dom Luiz - Divulgação / Casa Imperial do Brasil
Retrato fotográfico de Dom Luiz - Divulgação / Casa Imperial do Brasil

Em 1889, o Brasil Império foi obrigado a passar a chefia do estado quando o recém-constituído Governo Provisório da República foi responsável pela criação de um molde presidencialista com o MarechalDeodoro da Fonseca como sendo o ocupante do cargo máximo executivo do país. De lá em diante, o Brasil teve 38 nomes na presidência.

A mudança tentou ser revertida no último plebiscito público sobre o tema, realizado em 1993, mas cerca de 7,5% da população defendeu o retorno da monarquia ante a manutenção da República, como informou o jornal O Globo. Desta forma, é compreensível que os títulos monárquicos não tenham mais validade no país.

Mesmo assim, os herdeiros de sangue da família imperial brasileira ainda fazem questão de divulgar seus trabalhos pelo país em busca amparar os apoiadores, mantendo vivo o legado do Brasil Império em palestras.

Dessa forma, o senhor Dom Luiz Gastão Maria José Pio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orleans e Bragança mantém vivo a Casa Imperial do Brasil, sendo proclamado o chefe da organização, além de manter os títulos de príncipe do Brasil e príncipe de Orleans e Bragança.

Dom Luiz recebe flores em evento / Crédito: Divulgação / Casa Imperial do Brasil

Quem é Luiz?

Nascido em 1941, Luiz, que recentemente completou 84 anos, é considerado o 'herdeiro presuntivo' dos direitos dinásticos se eles se tornarem válidos novamente. Afinal, conforme registrado pelo portal Monarquia, ele é filho do "Príncipe Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, e de sua esposa, a Princesa Dona Maria da Baviera de Orleans e Bragança", ou seja, bisneto dos herdeiros diretos do último imperador, a princesa Isabel e o conde D'Eu

Ele nasceu na França, sendo registrado no Consulado-Geral do Brasil em Paris. Só chegou no território brasileiro após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, como informa o portal da Casa Imperial, que registra os principais fatos da vida de Dom Luiz.

Retornou para a Europa quando adulto ao cursar Ciências Políticas e Sociais na Universidade de Paris, além de se graduar em Química e Física na Universidade de Munique. A residência permanente do parente de Dom Pedro IIse deu em 1967, quando se estabeleceu em São Paulo.

Desde então, percorre o Brasil dividindo suas atividades empresariais com 'compromissos monárquicos', como encontros e palestras. O portal acrescenta que, como hobby, ele gosta de música erudita e tem gosto pela fotografia, além de ter praticado equitação e caça na juventude.