Matérias » Brasil

Choque na Festa da Uva: Um dos momentos mais inacreditáveis da televisão brasileira

O jornalista Lasier Martins estava apontando os diferentes cachos de uva quando foi eletrocutado ao vivo

Ingredi Brunato, sob supervisão de Alana Sousa Publicado em 15/04/2021, às 16h35 - Atualizado às 17h30

Lasier Martins logo antes de levar choque
Lasier Martins logo antes de levar choque - Divulgação / Youtube

Em abril de 1996 os telespectadores brasileiros que estavam assistindo ao chamado Jornal do Almoço, um programa ao vivo transmitido pela rede televisiva RBS TV, afiliada do Grupo Globo, levaram um susto ao presenciar o repórter Lasier Martins ser eletrocutado em frente às câmeras. 

O jornalista gaúcho, que atualmente é senador pelo Rio Grande do Sul, estava fazendo uma reportagem sobre a Festa da Uva de Caxias do Sul, e explicava sobre os diferentes tipos de uvas quando tocou em uma parreira e, de repente, começou a gritar, caindo para trás em seguida. 

Uma audiência presumivelmente estupefata assistiu então o cinegrafista prosseguir apontando suas lentes para as frutas enquanto era possível ouvir vozes de pessoas preocupadas indo socorrer o repórter.

Após alguns instantes de tensão, a imagem cortou de volta para a apresentadora do jornal, que apenas seguiu como se nada houvesse acontecido, anunciando qual seria o bloco depois dos comerciais. 

Embora dê para imaginar que a situação tenha gerado espanto na época, o acidente apenas ganhou a fama atual depois que o trecho do programa foi postado na plataforma do Youtube, o que aconteceu no início dos anos 2000. A informação foi divulgada pela Folha em uma matéria do ano passado. 

O vídeo acabou então viralizando, especialmente por ter sido encarado por muitos como uma situação cômica apesar de trágica. Foi então que o episódio consagrou-se com um dos mais conhecidos —  e curiosos —  momentos da televisão brasileira. 

Veja o vídeo abaixo: 

Mas por quê a uva deu choque? 

Imagem meramente ilustrativa de uvas / Crédito: Divulgação/ Pixabay 

 

O acidente sofrido por Lasier foi particularmente inesperado pelo fato de as uvas não serem conhecidas por liberarem descargas elétricas. O que aconteceu naquela reportagem, todavia, não teve nada de sobrenatural: o choque ocorreu porque a grade onde estava a videira tocada pelo jornalista era eletrificada, ao contrário da outra, onde uma mulher mais familiarizada com o local havia manuseado cachos e explicado as diferenças entre eles. 

Por conta do evidente perigo oferecido pela grade, ela em geral ficava atrás de uma tela de vidro. No dia da transmissão do programa, porém, a equipe do jornal reparou que a superfície envidraçada acabava refletindo a imagem das câmeras, de forma que a medida de segurança acabou sendo retirada. 

Infelizmente, ninguém avisou o repórter desse fato, erro que fez com que ele levasse um choque de 220 Volts, perdesse a consciência e quebrasse uma costela, precisando ser levado para o hospital imediatamente. 

Humor discutível 

Lasier também já comentou nos anos mais recentes que não aprova que o vídeo tenha sido compartilhado como algo engraçado entre internautas: 

“Lamento muito essa divulgação na internet, que abusa do sofrimento de um profissional. Nunca assisti ao vídeo e nem quero reviver aquilo, porque foi um choque muito violento”, comentou Martins em uma entrevista ao G1 em 2007, completando ainda que: “Aquela foi uma das situações mais lamentáveis e dolorosas pelas quais passei até hoje. Tanto o choque quanto a divulgação no YouTube”. 

iFotografia oficial de Lasier como senador do Rio Grande do Sul / Crédito: Wikimedia Commons

 

Apesar de condenar a circulação do vídeo, o brasileiro nunca tomou quaisquer ações judiciais para retirá-lo da plataforma, até por entender a dificuldade de banir algo da internet: “Mesmo se o vídeo sair, alguém vai lá e publica de novo", comentou na mesma ocasião.


+Saiba mais sobre a história da TV brasileira através das obras disponíveis na Amazon

Biografia da televisão brasileira, Flávio Ricco, 2017 - https://amzn.to/2UytpVZ

101 atrações de TV que sintonizaram o Brasil, Patrícia Kogut, Ebook - https://amzn.to/38a79FJ

História da televisão no Brasil: Do Início aos Dias de Hoje, Ana Paula Goulart Reibeiro, 2010 - https://amzn.to/2UBbYUz

A televisão levada a sério, Arlindo Machado, Ebook - https://amzn.to/3744s7z

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W