Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Vida alienígena: Winston Churchill era um estudioso dos extraterrestres

O primeiro-ministro do Reino Unido durante a Segunda Guerra teve um artigo sobre a possível existência de ETs publicado após 50 anos

Redação Publicado em 31/12/2020, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Churchill em montagem com imagem ilustrativa de OVNI - Wikimedia Commons / Pixabay
Churchill em montagem com imagem ilustrativa de OVNI - Wikimedia Commons / Pixabay

Winston Churchill, para quem precisa de apresentações, é o quase mítico líder do Reino Unido durante a Segunda Guerra, um dos políticos mais influentes do Século 20.

Aquele que conduziu até a vitória, visto como um símbolo do espírito britânico de bravura e indiferença estoica diante da adversidade - e também de certo charme bem-humorado.

Em 1938, ele era a voz quase solitária na oposição gritando que não havia como apaziguar Hitler e a guerra era inevitável.

Mas havia outras notícias além do ditador nazista; foi nesse ano em que Orson Welles fez sua famosa adaptação de rádio para o romance A Guerra dos Mundos, de H.G. Wells.

Narrando uma invasão alienígena numa falsa transmissão jornalística, muita gente levou a coisa a sério e o pânico assolou o país — o que levou a uma onda de notícias e ensaios sobre a vida fora da Terra. 

Churchill sentou-se em sua cadeira e daí tirou 11 páginas, que, não se sabe o motivo, nunca foram publicadas. Ele revisou o artigo em 1950, e também não saiu então.

O texto acabou doado pela viúva de seu editor ao Museu Nacional Churchill, dos Estados Unidos. E ficaram pegando poeira por décadas, até que Thimothy Riley topou com elas e as publicou pela revista Nature — e o conteúdo é brilhante. 

Falou sobre a necessidade de água como solvente universal para a vida - e, ainda hoje, água é sinal para voltarmos nossos telescópios para procurar vida no local, como na lua de Júpiter, Europa.

Também levantou a possibilidade de outros solventes - e cientistas hoje discutem a chance de vida baseada em hidrocarbonetos, amônia e até ácido sulfúrico.

Definiu o que se chama Zona Cachinhos Dourados, a região habitável de um sistema planetário - nomeando, certeiramente, Marte e Vênus como os outros planetas em nosso sistema que estão nessa zona.

Churchill não falou de OVNI's / Crédito: Montagem sobre Getty e Shutterstock

E, o mais impressionante, ele pôs em dúvida o consenso de sua época, que dizia que os exoplanetas deveriam ser raríssimos. Proposta por James Jeans em 1917, a teoria dizia que planetas só se formam quando uma estrela passa perto da outra, puxando gases com sua gravidade.

"Essa especulação depende da hipótese que planetas foram formados dessa maneira", escreveu. "Talvez não foram. Sabemos que existem milhões de estrelas duplas e, se elas podem ser formadas, por que não sistemas planetários?" Desde os anos 1990, sabemos que exoplanetas são extremamente comuns, com quase todas as estrelas do tipo solar sendo orbitadas por eles.

Por fim, vamos deixar claro, Churchill não acreditava em alienígenas visitando a gente, em discos voadores. Ele sabia que as enormes distâncias no espaço e as limitações impostas pela Teoria da Relatividade, que fazem com que viagens interestelares sejam uma questão de décadas, séculos e até milênios, tornam improvável que duas civilizações se encontrem. Ele afirmou que talvez nunca saberemos se os planetas "contém criaturas vivas, talvez nem mesmo plantas."

O que não quer dizer que não fosse otimista quanto a existência dessa vida. No que ele aproveitou para deixar um recado sobre seus conturbados tempos: "Eu, pelo menos, não estou tão imensamente impressionado pelo sucesso que estamos tendo com nossa civilização a ponto de estar preparado para pensar que somos o único ponto neste imenso universo que contém criaturas vivas, pensantes, ou que somos a mais avançadas criações físicas e mentais que já apareceu na vasta bússola de espaço e tempo".


+Saiba mais sobre Winston Churchill através de importantes obras na Amazon:

Churchill: Uma vida vol. I, Martin Gilbert (2016) -https://amzn.to/34LWLT7

Churchill: Uma vida vol. II, Martin Gilbert (2016) - https://amzn.to/2LiTnYc

Grandes homens do meu tempo, Winston S. Churchill (2019) - https://amzn.to/2qizhpJ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W