Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Crimes

Ciúme doentio: O assassinato de Margot Proença Gallo, mãe da atriz Maitê Proença

Na década de 1970, a mulher foi morta a facadas pelo marido em um crime que chocou o país

Redação Publicado em 26/12/2020, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Margot Proença Gallo e a filha - Divulgação
Margot Proença Gallo e a filha - Divulgação

No ano de 1970, um crime brutal aconteceu na cidade de Campinas, interior de São Paulo. Trata-se do assassinato de Margot Proença Gallo, morta a facadas pelo próprio marido, Augusto Carlos Eduardo da Rocha Monteiro Gallo.

Na época, aos 12 anos de idade, Maitê Proença, ainda não era a famosa atriz global que conhecemos hoje. Vivendo uma infância comum, ela viu sua história mudar drasticamente, vivenciando uma série de acontecimentos trágicos.

O primeiro trauma

Mãe de três filhos, Margot trabalhava como professora de filosofia em uma escola conceituada de Campinas, a mulher era casada com o procurador de justiça, Augusto, e aparentemente vivia feliz.

Fotografia de Augusto Carlos Eduardo da Rocha Monteiro Gallo / Crédito: Divulgação

Contudo, Gallo, era um homem ciumento, esse comportamento passou a piorar cada vez mais com os anos. Na década de 1970, Carlos Eduardo estava certo de que sua mulher estava tendo um caso.

O homem acreditava que a esposa estava se relacionando com seu professor de francês, Ives Gentilhomme. Os sinais de que algo terrível iria acontecer se tornaram evidentes. Em agosto de 1970, Augusto ameaçou Margot com um revólver, após não encontrar a mulher em casa. Naquele dia, a briga se resolveu, mas, logo a tragédia aconteceria.

No dia 7 de novembro de 1970, o casal iniciou uma longa discussão. De acordo com o depoimento de Gallo, Proença teria assumido a infidelidade. Em um ataque brutal, o procurador deferiu 11 golpes de faca em sua esposa. A mulher não resistiu aos ferimentos e morreu.

O julgamento

Após cometer o crime, o homem fugiu levando a faca que havia usado para matar Margot. Dez dias depois do ocorrido, ele se apresentou na justiça dando início a um polêmico julgamento.

Na época, Gallo foi inocentado do assassinato mesmo após diversos apoiadores da vítima afirmarem sua inocência. Na ocasião, os advogados de defesa alegaram que Augusto agiu tomado pela raiva, em legítima defesa de sua honra. Sabe-se que os filhos do casal ficaram ao lado do pai.

Outras tragédias

Depois do terrível assassinato, a família nunca mais foi a mesma, a tragédia inicial desencadeou grandes problemas em todos os Proença Gallo. De acordo com reportagem publicada pelo jornal O Globo, em setembro de 2020, o pai de Maitê tirou a própria vida no ano de 1989. Na sequência, seu irmão também se suicidou.

Fotografia da atriz Maitê Proença no ano de 2007 / Crédito: Wikimedia Commons

A atriz por sua vez, chegou a se mudar do país e teve que lidar com a depressão e ansiedade. Mas, usou a arte para conseguir fugir dos fantasmas de seu passado, tornando-se uma famosa artista de novelas brasileiras.

Com uma carreira repleta de conquistas, Maitê evita comentar sobre o assunto. Mas, sempre que o tema é colocado em pauta, a intérprete reitera que o autoconhecimento é a chave para aprender a lidar com os traumas.


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Vozes do Joelma: Os gritos que não foram ouvidos, de Marcos Debrito, Marcus Barcelos, Rodrigo de Oliveira, Victor Bonini e Tiago Toy (2019) - https://amzn.to/3bjLA7Z

O pior dos crimes: A história do assassinato de Isabella Nardoni, de Rogério Pagnan (2018) - https://amzn.to/35CT56O

Famigerado!: a História de Luz Vermelha, o Bandido que Aterrorizou São Paulo nos Anos de 1960, de Gonçalo Junior (2019) - https://amzn.to/2JLfeGQ

Suzane assassina e manipuladora, de Ullisses Campbell (2020) - https://amzn.to/3aFqnVk

A casa: A história da seita de João de Deus, de Chico Felitti (2020) - https://amzn.to/3aK1tEF

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W