Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Religião

Coincidências da fé: Obra reúne uma das mais importantes entrevistas de Fidel Castro

Entrevista concedida ao religioso brasileiro Frei Betto foi a primeira em que um chefe de Estado de um país socialista falou sobre o tema

Redação Publicado em 18/07/2021, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Frei Betto conversando com Fidel - Divulgação/ editora Fontanar
Frei Betto conversando com Fidel - Divulgação/ editora Fontanar

Uma das mais importantes entrevistas sobre religião concedidas pelo líder cubano Fidel Castro em toda a História ganhou uma edição, revisada e ampliada em 2016. Considerado um clássico, ‘Fidel e a Religião’ é resultado de uma longa conversa entre o cubano e o religioso brasileiro Frei Betto, em 1985.  

Foi a primeira vez que um chefe de Estado de um país socialista falou sobre o tema em uma entrevista exclusiva. Em depoimento que durou 23 horas no total, Fidel foca sua narrativa na questão da religião, desde sua infância vivida no interior do país caribenho.

Durante a conversa, o chefe da revolução cubana não fugiu de nenhum dos temas propostos pelo entrevistador e mostrou-se muito mais tolerante a temas religiosos de que se pregou durante anos sobre os revolucionários de esquerda, rotulados principalmente pelos adversários como 100% ateus e intolerantes ao cristianismo. 

Como relata o autor, Fidel certa vez afirmou que havia “10 mil vezes mais coincidências entre o cristianismo e o comunismo do que as que poderiam haver com o capitalismo. Não vamos criar divisões entre os homens. Cada um que tenha sua posição, que tenha sua crença”. 

Desde que foi lançado, no mesmo ano da entrevista, o livro foi um sucesso de vendas no Brasil e no exterior. O primeiro editor, Caio Graco Prado (Editora Brasiliense) chegou a tirar 65 reimpressões, e a obra foi traduzida em diversas línguas.  

Apenas em Cuba foram vendidos 1,3 milhão de exemplares e, em 2015, Fidel presentou o papa Francisco com uma edição cubana do livro durante visita do pontífice à ilha.


+Saiba mais sobre o Fidel Castro por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

A ilha: Um repórter brasileiro no país de Fidel Castro, de Fernando Morais (2001) - https://amzn.to/3d2nE8Q

A autobiografia de Fidel Castro, de Norberto Fuentes (2017) - https://amzn.to/2WmdysM

Fidel e a religião, de Frei Betto (2016) - https://amzn.to/2KT3H8E

Castro, de Reinhard Kleist (2011) - https://amzn.to/2y9n5vu

A ilha do doutor Castro, de Corine Curmelato e Denis Rousseau (2001) - https://amzn.to/2VVwsba

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W