Matérias » Curiosidades

Como é a piscina de mergulho mais profunda do mundo

Contando com uma 'cidade' subaquática, a atração está localizada em Dubai

Isabela Barreiros Publicado em 21/11/2021, às 07h00

A piscina mais profunda do mundo, em Dubai
A piscina mais profunda do mundo, em Dubai - Divulgação/Deep Dive Dubai

Dubai, nos Emirados Árabes Unidos é conhecida por sua ultramodernidade. A cidade abriga alguns dos recordes em relação à arquitetura urbana — lá está o Burj Khalifa, o maior arranha-céu já construído, com 828 metros de altura e 163 andares.

No populoso emirado, também está um dos maiores shoppings do mundo, o Dubai Mall, que ocupa um espaço de mais de 50 campos de futebol com suas aproximadamente 1.200 lojas e outros serviços.

Sem se cansar de bater recordes, Dubai inaugurou recentemente outra atração que chamou a atenção do mundo todo. Trata-se da piscina de mergulho mais funda do mundo, que chegou a ser reconhecida pelo Guinness Book.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Deep Dive Dubai (@deepdivedubai)

 

O livro concedeu à piscina, que faz parte do Deep Dive Dubai, o título de “A piscina mais profunda para o mergulho” no último dia 27 de junho, o que deu grande destaque para o estabelecimento, visto que o livro marca as coisas mais superlativas em todo o planeta.

Antes da atração de Dubai, quem ocupava o posto era o Deepspot da Polônia, uma piscina que tem uma profundidade de mais de 45 metros. Agora, a piscina mais profunda do mundo tem impressionantes 60 metros.

Segundo informa a CNN, a piscina é preenchida por um gigante volume de água — são cerca de 14 milhões de litros de água doce, que seriam capazes de preencher quase seis piscinas olímpicas.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Deep Dive Dubai (@deepdivedubai)

 

Essa magnitude não pode ser vista em nenhum outro local no mundo, até porque o volume de água é cerca de quatro vezes maior do que o de qualquer outro reservatório do mesmo tipo.

A piscina é mantida a uma temperatura de água de 30 graus Celsius que, de acordo com os especialistas que mantém o estabelecimento, é confortável para que os mergulhadores vistam uma roupa de mergulho fina ou ainda maiô.

Além da própria piscina, o local conta com outras atrações interessantes para os clientes que quiserem fazer um mergulho diferenciado. Há uma verdadeira cidade subaquática no fundo do local, que pode ser visitada por meio da submersão.

Para o diretor do Deep Dive Dubai, Jarrod Jablonski, “há tantas coisas [na atração] que não é justo chamá-la de piscina”.

“Existem algumas piscinas de mergulho no mundo que são profundas, mas esta é muito mais interessante. Não é apenas a mais profunda e maior, mas o efeito de cidade submersa a torna a próxima ordem mundial”, completou.

Se você mergulhar dentro da piscina, poderá visitar a cidade “abandonada” construída pelo Deep Dive Dubai, em que o mergulhador pode explorar os espaços e, inclusive, jogar bilhar subaquático em um fliperama subaquático.

Mergulhadores jogam dentro da piscina / Crédito: Divulgação/Youtube/thebrew ae

 

Tudo isso dentro de um reservatório feito em forma de ostra que tem cerca de 1.500 metros — um molde feito em homenagem ao próprio país. Os Emirados Árabes Unidos possuem uma longa tradição de mergulho de pérolas.

Embora o local tenha chamado a atenção do público após receber o título do Guinness Book, as visitas ainda podem ser feitas somente com convite, o que deverá mudar ainda neste ano, quando será aberta ao público geral.

Um dos primeiros visitantes da atração foi o príncipe herdeiro de Dubai, o xeque Hamdan bin Mohammed bin Rashid Al Maktoum, apaixonado por mergulho. O ator Will Smith também foi até Dubai para mergulhar na piscina mais profunda do mundo.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Deep Dive Dubai (@deepdivedubai)

 

Embora algumas pessoas possam querer fazer dois passeios famosos de Dubai em um dia só, o diretor do Deep Dive Dubai faz uma recomendação:

“Não visite o topo do arranha-céu após mergulhar”, afirmou. “Depois de qualquer mergulho, é recomendável esperar de 18 a 24 horas antes de subir os mais de 300 metros. No entanto, não há risco em mergulhar depois de visitar o prédio mais alto do mundo.”


+Saiba mais sobre outros feitos extremos por meio de grandes obras disponíveis na Amazon: 

Guinness World Records 2020, de Guinness World Records 2020 (2019) - https://amzn.to/2BsnJW3

Guinness World Records 2020 (Edição Inglês), de Guinness World Records 2020 (2019) - https://amzn.to/3eJEtX7

Guinness World Records, de Vário Autores (2016) - https://amzn.to/2BuEVKJ

Guinness World Records 2019, de Vário Autores (2018) - https://amzn.to/2UjI0DZ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W