Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Como Elizabeth II demonstrou respeito a pandemia no funeral de Philip

No dia em que o mundo bateu 3 milhões de mortos como resultado da pandemia do novo coronavírus, a rainha deu exemplo aos britânicos

Redação Publicado em 18/04/2021, às 00h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Elizabeth II durante funeral de Philip - Getty Images
Elizabeth II durante funeral de Philip - Getty Images

No dia em que o mundo bateu o triste número de 3 milhões de mortos como consequência da pandemia do novo coronavírus, a família de Elizabeth II se despediu oficialmente de Philip, duque de Edimburgo e marido da rainha da Inglaterra.

Falecendo no dia 9 de abril aos 99 anos, a causa da morte do nobre ainda não foi revelada pela família real. Além dessa questão, outro fato que chamou atenção de internautas foi a imagem da rainha desolada em meio à cerimônia que marcou o adeus à Philip.

Familiares de Philip durante a cerimônia /Crédito: Getty Images

Simbolizando o luto, Elizabeth entrou na capela de São Jorge, no castelo de Windsor, usando uma roupa preta, chapéu e máscara. Curvada e melancólica, a fotografia que rodou o mundo e comoveu internautas apresentava a monarca isolada em um banco da capela.

Isso aconteceu diante da pandemia do novo coronavírus, que exige o distanciamento social. "Houve alguma outra imagem da rainha mais de partir o coração? A separação cruel e a solidão sofrida por tantos nesta pandemia, agora enfrentada pela mulher mais famosa do mundo ao dizer adeus ao seu marido por 73 anos. Apenas devastador", destacou Piers Morgan, jornalista.

Elizabeth II isolada durante a cerimônia /Crédito: Getty Images

Cerimônia restrita 

Antes mesmo da cerimônia realizada neste sábado, 17, o Palácio determinou que apenas 30 pessoas poderiam comparecer para dar adeus ao pai do príncipe Charles.

"O funeral não será de Estado e não haverá um velório aberto ao público. O corpo de Sua Alteza será levado ao Castelo de Windsor antes do funeral na Capela de São Jorge. Isso está de acordo com os costumes e os desejos de Sua Alteza [...] Os arranjos para o funeral foram revisados ​​decorrentes da pandemia da Covid-19 e com pesar pedimos ao público que não tente participar dos atos”, explicou o Colégio de Armas de Londres, após a morte de Philip.

O caixão do duque de Edimburgo /Crédito: Getty Images

Diante disso, o evento contou com a presença de filhos e netos, que respeitaram a pandemia com o uso de máscaras e colocaram em prática o devido distanciamento social após o fim da despedida.

A imagem de Elizabeth também relembra a necessidade de respeitar as regras sanitárias mesmo após a imunização, afinal, a mãe da princesa Anne já tomou as duas doses do imunizante e mesmo assim segue dando exemplo para os britânicos.

Vale lembrar que ao mesmo tempo, conforme repercutido pela Agência Brasil, São Paulo choca por registrar um total de 5.536 prisões em decorrência de festas clandestinas desde que o toque de recolher foi decretado no Estado. Enquanto isso, o país bate o triste número de 371 mil mortes pelo vírus.