Matérias » Personagem

Como a midiática morte de Michael Jackson impactou a vida de sua filha

Paris Jackson, hoje com 23 anos, sofreu com a perseguição da imprensa e a falta de privacidade desde o momento que nasceu

Alana Sousa Publicado em 17/06/2021, às 08h00

Paris Jackson na estreia de "The Dirt" da Netflix em 2019
Paris Jackson na estreia de "The Dirt" da Netflix em 2019 - Getty Images

Em 25 de junho de 2009 o mundo era impactado pela morte do Rei do Pop, Michael Jackson. Após uma vida em frente às câmeras e uma carreira brilhante, o cantor havia encontrado seu fim precoce após uma parada cardíaca causada pelo uso de remédios indicados por seu médico pessoal.

Desde sua estreia na música, ainda na década de 1960, com o grupo The Jackson 5, Michael havia sido incansavelmente perseguido pela mídia. Não só seus álbuns de sucesso e canções eram atrativos para a imprensa, seus relacionamentos e vida pessoal estavam sempre estampados na capa de revistas.

O assédio midiático jamais cessou, mesmo com sua morte, aos 50 anos de idade. Rumores de que ele era virgem ou mesmo havia forjado sua condição que fez sua pele ficar mais clara ao longo dos anos eram alguns dos temas abordados por tabloides.

Após o nascimento de seus três filhos, Prince Michael Jackson, Paris Jackson e Prince Michael Jackson II, o cantor fez tudo que conseguiu para manter os paparazzi longe e criar as crianças longe dos holofotes.

Sua morte, entretanto, foi o fator que faltava para a mídia chegar ainda mais perto dos — já pré-adolescentes — filhos de Michael. Paris Jackson é a única menina que Jackson teve fruto de seu segundo casamento, com a enfermeira Debbie Rowe.

Paris Jackson durante funeral de Michael, em 2009 / Crédito: Getty Images

 

A garota tinha apenas 11 anos quando perdeu o pai, e fez uma aparição memorável durante o funeral público de Michael, televisionado direto do Staples Center para o mundo todo.

A morte midiática do pai

Em entrevista ao programa Red Table Talk, estrelado por Willow Smith, Jada Pinkett Smith e Adrienne Banfield-Norris, Paris comentou sobre a ansiedade e o trauma causado pela cobertura intensa da morte e do funeral de Michael.

A jovem, hoje com 23 anos, disse ter “alucinações com os cliques das câmeras e paranoia severa”. Além disso, ela afirmou que a ansiedade lhe afetou em tarefas simples do cotidiano, tudo gerado pelo estresse pós-traumático.

Paris Jackson, em 2019 /Crédito: Getty Images

 

“Se ouço um saco de lixo fazendo barulho, entro em pânico. É o comum com estresse pós-traumático”, confessou Paris em entrevista ao programa, repercutida pelo site Rolling Stone Brasil.

Ainda que Jackson afirme que frequenta sessões de terapia frequentemente e por diversos motivos, a perturbação de estresse pós-traumático (PSPT) é um da razões principais.

Embora tenha comentado sobre os danos que a mídia lhe causou, Paris também aproveitou a oportunidade para falar sobre os ensinamentos deixados por seu pai e a consciência de seu privilégio por carregar o famoso sobrenome.

Michael Jackson se apresentando no Super Bowl / Crédito: Getty Images

 

“[Nosso pai] dizia: 'Ah, você quer ir à loja de brinquedos e comprar cinco? Ótimo. Você precisa ler cinco livros — e vou testar você sobre o conteúdo deles’”, relembrou a americana.

Abordando um tema ainda mais pessoal, Paris fez declarações sobre sua bissexualidade e como o apoio de seus irmãos foram importantes para a sua jornada de se assumir publicamente. “Poucos podem dizer que têm irmãos tão compreensivos”, declarou.


+Saiba mais sobre Michael Jackson em grandes obras disponíveis na Amazon:

Intocável: A estranha vida e a trágica morte de Michael Jackson, por Randall Sullivan (2013) - https://amzn.to/2SaoTKz

Michael Jackson, por J. Randy Tamborelli (2012) - https://amzn.to/3aZRZom

Michael Jackson, o rei do pop, por Chris Roberts (2010) - https://amzn.to/2vxg9G

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W