Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Brasil

Como o presidente Lula perdeu o dedo?

Trabalhando como torneiro mecânico, Luiz Inácio passou por um acidente que mudou o rumo de sua vida e rende notícias falsas até hoje

Redação Publicado em 10/03/2021, às 13h00 - Atualizado em 30/10/2022, às 20h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lula levanta as mãos durante manifestação de apoio, em 2019 - Getty Images
Lula levanta as mãos durante manifestação de apoio, em 2019 - Getty Images

Odiado e amado por largas parcelas da população brasileira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi responsável por governar o país entre os anos de 2003 até o primeiro dia de 2010, quando passou a faixa para a companheira de partido, Dilma Rousseff. Os oito anos de mandato fechavam uma longa trajetória de tentativas, concorrendo nas eleições presidenciais de 1989, 1994 e 1998 sem sucesso. 

Neste domingo, 30, Lula se tornou presidente do Brasil mais uma vez ao derrotar o candidato Jair Bolsonaro, do PL. Se engana quem acredita que os antecedentes políticos do presidente iniciaram na juventude.

Um episódio enquanto trabalhava em uma metalúrgica resultou na perda do dedo mínimo, conhecido popularmente como o mindinho. Tal fator fez o torneiro mecânico se ausentar das atividades e se dedicar aos problemas da classe metalúrgica, iniciando uma trajetória protestante.

A ocasião ocorreu no ano de 1964, porém, rende diversas informações falsas de pessoas contrárias ao político; conspirações sobre autopromoção política, acesso a aposentadoria por invalidez e até indenização. 

Lula faz sinal positivo com mão deficiente durante evento presidencial em 2006 / Crédito: Wikimedia Commons

Em 2019, o portal Fato ou Fake, do G1, abordou uma das afirmações em relação a perda voluntária do dedo; o ex-delegado e escritor Romeu Tuma Jr. teve uma fala erroneamente atribuída a uma de suas obras em redes sociais, afirmando que Lula o explicou pessoalmente, após ter bebido, que cortou o próprio dedo para "não trabalhar".

A postagem ainda acrescentou que o boato relatava a remoção sem anestesia visto que ele estava muito embriagado. Na reportagem, o autor negou que a afirmação está presente em seus livros: "Nunca pronunciei essa frase". A polêmica também reverberou nas redes em relação a intenção de obter recursos com a extração do dedo.

Em 2015, o Instituto Lula respondeu uma acusação onde o ex-presidente havia usado deste episódio para “se aposentar”, o comparando com Stephen Hawking, cientista que perdeu os movimentos corporais, mas prosseguiu atuando em sua área. Em resposta, a fundação afirmou que o representante foi indenizado na época, mas não aposentado, visto que continuou trabalhando.

Lula segura microfone durante palestra, em 2016 / Crédito: Divulgação / Lula Marques / Partido dos Trabalhadores

O que aconteceu

Em entrevista a Jô Soares no ano de 2002, Lula explicou como o incidente ocorreu; em 1964, ele tinha 18 anos de idade, já trabalhando na Metalúrgica Independência, localizada na capital paulista. O torneiro mecânico atuava durante o turno da noite e, por volta das 3h00 da manhã, prensou a mão em uma prensa transversal.

Na ocasião, ele acrescentou que outro colega de trabalho teria se descuidado durante a manutenção, soltando o suporte e esmagando o mindinho. A demora do atendimento no sistema público de saúde resultou em seu atendimento apenas às 7h00 da manhã, quando o dedo fraturado já não tinha recuperação.

O médico sugeriu a retirada, que resultou em uma indenização de 350 mil cruzeiros na época, explicado pelo Instituto como uma quantia suficiente para compra de móveis e seu primeiro terreno. Na entrevista, ainda brincou: “Eu tinha problemas pra lavar o rosto, porque eu unia as mãos e não vinha a água!”, disse o político.

Veja a entrevista abaixo.